TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade E Aplicações De Redes Bayesianas

Dissertações: Diversidade E Aplicações De Redes Bayesianas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Diversidade e Aplicações das Redes Bayesianas

Edneiva Fiel1, Mark Amaral1

1Baixalerado em Ciências da Computação

FACULDADE PAN AMAZÔNICA (FAPAN)

Rua dos Mundurucus, 4.010 - 66063-495 - Guamá - Belém/PA -Brasil

{ramosfiel1, mark.amaral} @hotmail.com

Abstract. This article deals with Bayesian Networks are models of knowledge representation used by probabilities to determine a solution to a particular event, this solution is based on uncertain and incomplete knowledge through Bayesian Probability Theory, just studying the facts and situations chains of a particular subject, our study is based on samples in the general context of uses several applications of Bayesian networks.

Resumo. Este artigo trata sobre Redes Bayesianas, são modelos de representação do conhecimento usados através de probabilidades para se determinar uma solução para um determinado evento, essa solução é baseada no conhecimento incerto e incompleto por meio da Teoria da Probabilidade Bayesiana, apenas estudando os fatos e situações correntes de um determinado assunto, nosso estudo se baseia em mostrar em contexto geral as diversas aplicações de usos das redes bayesianas.

PALAVRAS- CHAVES: Redes Bayesianas, probabilidade, incerto.

I - INTRODUÇÃO:

A finalidade deste artigo tem como objetivo principal definir a importância da aplicação do uso de Redes Bayesianas para solucionar problemas de natureza incerta e tentar mostrar como ela tem sido utilizada e aplicada em muitas atividades do mundo real.

As redes Bayesianas foram desenvolvidas no início da década de 1980 para facilitar a tarefa de predição e “abdução” em sistemas de inteligência artificial – AI (Pear, 2000).

As técnicas aplicadas as redes Bayesianas, com sua ampla utilização na área de Estatística, são comumente utilizadas em outros campos. Podemos citar o uso das Redes Bayesianas em Inteligência Artificial, podendo ser chamada de Inteligência Artificial Probabilística.

As metodologias e teorias Bayesianas aplicadas em Inteligência Artificial Probabilística, vem sendo utilizadas em diversas áreas, iniciando pela área de saúde e ate em áreas relacionadas a entretenimento são muito empregadas.

A representação de Rede Bayesiana e mostrada através de grafos direcionados acíclicos os quais os nós representam as variáveis de um domínio e os arcos representam a dependência condicional ou informativa entre as variáveis. O uso dessa técnica e muito utilizada em circunstancias em que se depara com situações de incertezas no qual não se conhece e nem se pode determinar previamente o escopo do problema.

As redes bayesianas são também conhecidas como redes de opinião, redes causais, gráficos de dependência probabilística, que são os modelos gráficos para raciocínios baseados na incerteza, ela vem se tornando a metodologia padrão para a construção dos sistemas que confiam no conhecimento probabilístico e tem sido aplicada em uma variedade de atividades do mundo real como citado anteriormente.

Matematicamente, a rede bayesiana é uma representação compacta de uma tabela de conjunção de probabilidades do universo do problema. Por outro lado, de um ponto de vista de um especialista, redes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com