TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentacao De Software

Exames: Documentacao De Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

1) Como criar um plano de testes no Padrão IEEE 829?

O processo de testes, etapa do processo de desenvolvimento de software de suma importância para garantia e controle da qualidade. Sua abrangência vai desde testes unitários até testes de aceitação e tem por objetivo definir documentos consistentes e adequados capazes de definir, registrar e prover condições de análise dos resultados obtidos ao longo do processo.

2) O que é e como realizar corretamente o Design do teste?

A etapa de design de software (do modelo conceitual, da interface e da arquitetura) visa encontrar as soluções que satisfaçam os requisitos do software. No design as soluções são especificadas através de formalismos e modelos que possibilitam diferentes visões do software. Entretanto, para que o software funcione é preciso que as idéias concebidas durante do design seja codificadas em uma linguagem de programação para que possam ser traduzidas e executadas num computador.

O programa produzido durante esta etapa pode conter falhas ou erros. Os erros podem ser ocasionados por diversos fatores. Um deles pode ser a interpretação errada dos modelos produzidos durante o design. Em outros casos o programador interpretou erradamente os comandos de um programa. A complexidade de um programa, seja pela complexidade de um algoritmo ou pelo seu tamanho, pode levar ao programador a gerar um software com bastante erros de funcionamento.

3) Como funcionam os testes Caixa-preta/ Caixa Branca ?

Teste de caixa branca

O analista tem acesso ao código fonte, conhece a estrutura interna do produto sendo analisado e possibilita que sejam escolhidas partes específicas de um componente para serem avaliadas. Esse tipo de teste, também conhecido como teste estrutural, é projetado em função da estrutura do componente e permite uma averiguação mais precisa do comportamento dessa estrutura. Perceba que o acesso ao código facilita o isolamento de uma função ou ação, o que ajuda na análise comportamental das mesmas.

Teste de caixa preta

O analista não tem acesso ao código fonte e desconhece a estrutura interna do sistema. É também conhecido como teste funcional, pois é baseado nos requisitos funcionais do software. O foco, nesse caso, é nos requisitos da aplicação, ou seja, nas ações que ela deve desempenhar.

Para mostrar quais problemas que esse tipo de teste rastreia, podemos citar alguns exemplos:

• Data de nascimento preenchida com data futura;

• Campos de preenchimento obrigatório que não são validados;

• Utilizar números negativos em campos tipo valor a pagar;

• Botões que não executam as ações devidas;

Enfim, todo tipo de falha funcional, ou seja, falhas que contrariam os requisitos da aplicação.

Há que se destacar, contudo, que existe um elemento comum aos dois tipos de teste. Tanto no teste de caixa branca quanto no teste de caixa preta, o analista não sabe qual será o comportamento da aplicação ou do alvo de teste em uma determinada situação. A imprevisibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com