TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de ferramentas de informação, de tecnologia e de software na política pública e no sistema de gestão do país

Artigo: O uso de ferramentas de informação, de tecnologia e de software na política pública e no sistema de gestão do país. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2012  •  Artigo  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  1.409 Visualizações

Página 1 de 2

Com a globalização, modificam-se mais ou menos radicalmente as condições sob as quais desenvolvem-se a teoria e a prática da política. Em primeiro lugar, a globalização do capitalismo, como modo de produção e processo civilizatório, propicia o desenvolvimento de relações, processos e estruturas de dominação política e apropriação económica de alcance mundial. Alteram-se as formas de sociabilidade e os jogos das forças sociais, no âmbito de uma vasta, complexa e contraditória sociedade civil mundial em formação. Isto significa a emergência e dinâmica de grupos sociais, classes sociais, estruturas de poder, acomodações, tensões e lutas em escala mundial. Em segundo lugar, no bojo desse mesmo processo de globalização polííico-econômica e sócio-culíural, desenvolvem-se tecnologias eletrônicas, informáticas e cibernéticas que agilizam, intensificam e generalizam as articulações, as integrações, as tensões, os antagonismos, as fragmentações e as mudanças sócio-culturais e político-econômicas, pêlos quatro cantos do mundo. Em terceiro lugar, e simultaneamente a todos os desenvolvimentos, contradições e transformações em curso, desenvolve-se uma nova configuração histórico-social de vida, trabalho e cultura, desenhando uma totalidade geo-histórica de alcance global, compreendendo indivíduos e coleíividades, povos, nações e nacionalidades, culturas e civilizações. Esse é o novo e imenso palco da história, no qual se alteram mais ou menos radicalmente os quadros sociais e mentais de referência de uns e outros, em todo o mundo.

Esse é o novo, imenso, complexo e difícil palco da política, como teoria e prática. Aí as instituições "clássicas" da política estão sendo desafiadas a remodelar-se, ou a ser substituídas, como anacronismo, já que outras e novas instituições e técnicas da Política estão sendo criadas, praticadas e teorizadas.

Mediante essa realidade este trabalho enfocará a tecnopolítica que é a utilização de ferramentas de informação, tecnologia e softwares no sistema de administração política e governamental de um país, estado ou órgão público. Essas ferramentas permitem a agilidade e diminuição da burocracia e serviços em processos de diversos segmentos que são oferecidos pelo sistema político e governamental, também proporcionando maior segurança na troca de informação entre os mesmos, como é o caso do voto eletrônico utilizado no Brasil.

Toda a tecnologia acaba por influenciar a visão de mundo que por sua vez influi na própria modificação da tecnologia. Assim, se o paradigma de entendimento da sociedade de soberania foi a alavanca e o da industrial foi o da termodinâmica, hoje as visões de mundo se baseiam nos computadores. A força de tais paradigmas são tão fortes que hoje alguns físicos/as chegam a propor teorias de explicação do universo usando conceitos da ciência da computação (o universo como um processador informacional, por exemplo).

Nesse sentido, a tecnopolítica é a proposta de entendimento e ação que leva em consideração as escolhas políticas no uso da tecnologia, sendo o uso da tecnologia entendido não apenas como a aplicação prática de suas possibilidades mas, também no seu uso como forma de entendimento do mundo: a forma de descrever o mundo influencia e é influenciada pela forma como vivemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com