TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD - ESTUDANDO A DISTÂNCIA

Artigo: EAD - ESTUDANDO A DISTÂNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2013  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

É sabido que os estudos desenvolvidos na modalidade EAD consideram que o estudante deve estar consciente de que ele passa a ter o controle e ao mesmo tempo responsabilidades maiores do que aquelas exigidas dos estudantes dos ambientes tradicionais sobre suas atividades de construção individual do conhecimento.

Esta é uma das características principais da educação à distância. O aluno pode estudar de forma que lhe parece mais adequado às suas características, no tempo que quiser, onde quiser, como quiser.

As decisões agora não estão totalmente delegadas aos professores e exigem a participação ativa do estudante.

Uma das primeiras constatações é aquela de que o aluno torna-se ao mesmo tempo professor e aluno, dirigindo a sua aprendizagem de forma independente ainda que com o auxílio da tutoria.

O estudante gerencia sua aprendizagem. Ele localiza recursos de estudo através de pesquisas digitais e bibliotecas/virtuais e adquire os livros texto que permitam atingir e superar os objetivos estabelecidos em cada unidade didática. Ele estabelece novos objetivos que pretende atingir de acordo com suas necessidades.

Os estudos colaborativos junto com outros estudantes, em atividades síncronas em salas de conversação ou de forma assíncrona através de e-mails, tornam-se parte ativa de sua atividade escolar.

As conversas com especialistas, com professores, com tutores ou com estudantes, sejam de modo formal ou informal, contribuem significativamente para fazer com que o estudante sinta-se parte integrante do ambiente virtual e da própria instituição educacional. Este último fator influencia de forma decisiva o desenvolvimento das atividades de aprendizagem e na manutenção do interesse e motivação.

Cada instituição que trabalha em EAD encara os estudos e o aluno de uma forma particular que determina a forma como os cursos estão sendo ofertados. Muitas sugerem diversas recomendações sobre como o estudante deve orientar os estudos à distância, inclusive o IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte).

DESCRIÇÃO DO ASSUNTO

A aprendizagem pode acontecer de forma espontânea (através de conversas informais, palestras, mídias, transmissões de valores, etc). Desse modo, ela se dá inconsciente, de forma assistemática, ou então de forma direcionada.

Pode ocorrer de uma pessoa estudar e não aprender, resultado das condições ambientais e subjetivas e/ou ineficiência do método aplicado.

A aprendizagem ocorre quando:

 se estabelece a associação e dá sentido ao que se está estudando, ou seja, quanto mais emitirmos conexões variadas de um novo dado e outro já conhecido, mais facilmente criaremos pontos sólidos sobre esse novo conhecimento;

 se descobre o que deve aprender. É importante identificar os objetivos de aprendizagem, quais os conhecimentos e as competências a serem adquiridas;

 se admite que não sabe. Reconhecer suas limitações e se colocar numa atitude de que não sabe, abre caminhos à curiosidade e à aprendizagem;

 se sente entusiasmo no que está fazendo. Estar motivado para o estudo favorece o aprender, enquanto que a ausência de interesse, torna o estudo ineficiente;

 se descobre como você é, como você aprende e desenvolve um método de estudo. Identificar seus hábitos positivos e quais os que atrapalham sua aprendizagem, facilita a organização e planejamento de estudo.

O conhecimento um processo de construção que se dá na relação do sujeito e o meio, devendo ser significativo para o mesmo.

Como você poderia estudar? Estabelecer objetivos em longo, médio e curto prazo, considerando aspectos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com