TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELETRICA APLICADA

Pesquisas Acadêmicas: ELETRICA APLICADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 6

...............................................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ENGENHARIA MECATRÔNICA – 5º MÓDULO

MARVIO SAKAMOTO – RA:269262011

PORTFOLIO Nº01

PROCESSOS INDUSTRIAIS

...............................................................................................................................

Guarulhos

2013

MARVIO SAKAMOTO

PORTFOLIO Nº01

PROCESSOS INDUSTRIAIS

Portfólio apresentado ao Curso Engenharia Mecatrônica da Faculdade ENIAC para a disciplina de Processos Industriais.

Prof: Claudemir Claudino Alves

Guarulhos

2013

Capítulo 13 (Ra: Final 9 )

1. O que é o processo de retificação? E o que faz com que a indústria o escolha depois de vários processos que o produto já tenha passado?

É um processo muito utilizada na indústria metal mecânica e suas principais características é a possibilidade de obter tolerâncias apertadas e baixas rugosidades com baixas capacidade de remoção de cavaco como em todos os processos de acabamento.

A ferramenta de retificação é denominada rebolo é um corpo cilíndrico formado por material aglomerante cuja função é reunir inúmeros grãos abrasivos que vão entrar em contato com a superfície da peça e remover material até a medida por movimentos por passadas até cobrir toda a área de remoção por camadas.

A indústria classifica por processos de retificação.

 Mole ( realizada antes do tratamento térmico );

 Dura ( realizada depois do tratamento térmico );

 Cilíndrica ;

 Plana ;

 [De perfis];

 Entre pontas e de mergulho.

Dependendo da situação a peça pode passar por vários processos de retificação até a sua completa finalização (Exemplo ferramentas de estampo progressiva ) .

2. Hoje algumas operações que eram somente realizadas na retifica já estão sendo realizadas em máquinas por revolução. Quais são as causas dessas ocorrências?

O mercado de máquinas operatrizes passou a se evoluir mais rápido, pelo motivo de empresas internacionais, passaram a vir para o Brasil montar fábricas aqui, pois o mercado é muito lucrativo, com isto a concorrência aumentou e as tecnologias também possibilitando obter máquinas com várias possibilidades de formas de usinagem para poder atender a demanda atual.

3. Como se caracteriza a ferramenta de retificação?

A ferramenta de retificação é caracterizada “Rebolo” é um corpo cilíndrico formado por material aglomerante cuja função é reunir inúmeros grãos abrasivos que podem ser naturais (quartzo,esmeril,coríndon,diamante) ou artificiais (óxido de alumínio,carboneto de silício,nitreto de boro cúbico ).

4. Como é a classificação e descrição dos processos de retificação?

Podem ser classificados segundo a dureza e superficie.

Os processos são diversos tipos de retífica: cilíndrica externa entre pontas, cilíndrica externa sem pontas, cilíndrica interna, Plana, de face, de perfil e Frontal.

5. Descreva como é realizada a retificação cilíndrica externa entre pontas.

A peça é fixada no sentido longitudinal ou de mergulho utilizando-se contrapontos para poder fixa-la. Nos dois casos ,tanto a peça quanto o rebolo possuem movimento de rotação. Na retificação longitudinal ou de passada o avanço paralelo ao eixo da peça pode ser efetuado através do movimento da mesa ou através do rebolo.

O avanço é discreto em profundidade, e é realizado ao fim de cada passada uniforme na peça até a sua definição de medida final.

6. Descreva como é realizada a retificação cilíndrica externa sem centros.

Os eixos dos dois rebolos são levemente inclinados uma em relação ao outro, com um ângulo de 1 a 3° graus, para possibilitar o arraste da peça no sentido longitudinal sentido de avanço. Uma peça cilíndrica comprida de pequeno diâmetro fixada entre centros numa retificadora cilíndrica tende a flanbar devido a pressão exercida pelo rebolo durante o passe de trabalho.

Para tais casos foi desenvolvido o processo de retificação cilíndrica externa sem centros (Centerless) realizados em máquinas especialmente construídas para este tipo de trabalho.

7. Quais são as características do rebolo?

O rebolo de corte tem um diâmetro maior de ( 400 ~ 600mm ) , largura de ( 100 ~ 250mm ) e velocidade periférica maior que ( 20 ~ 30 m/s ).

O rebolo de arraste tem um diâmetro entre ( 300 ~350mm ) , largura igual á o rebolo de corte e velocidade periférica de ( 8 ~ 30 m/s ).

Ambos em material abrasivo para remoção de material conforme aplicação.

Devemos analisar o tipo de rebolo pele sua aplicação do material.

Pois isto depende do material do rebolo para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com