TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENERGIA SOLAR: UTILIZAÇÃO NO BRASIL

Por:   •  3/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.872 Palavras (12 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

INSTITUTO DE ENGENHARIA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

PEDRO PAULO RAMALHO SILVA

ENERGIA SOLAR: UTILIZAÇÃO NO BRASIL

Janaúba

2018

PEDRO PAULO RAMALHO SILVA

ENERGIA SOLAR: UTILIZAÇÃO NO BRASIL

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Fundamentos de Trabalho Intelectual, Científico e Tecnológico como requisito parcial para aprovação.

Professor: Mário Fernandes Rodrigues

Janaúba

2018

SUMÁRIO

  1. Introdução e Justificativa..............................................................4
  2. Objetivos.........................................................................................6
  1. Objetivo Geral......................................................................6
  2. Objetivos Específicos.........................................................6
  1. Metodologia....................................................................................6
  2. Referencial Teórico........................................................................7
  3. Cronograma....................................................................................14
  4. Referências.....................................................................................15

1. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

O presente projeto de pesquisa é centrado na área da utilização de energia solar no Brasil, energia essa em desenvolvimento no país e com grande estimativa de crescimento para o futuro. Como é feita a utilização dessa energia e como pode ser melhorado o seu uso? Os métodos para a utilização da energia solar e a melhora da sua utilidade estão vinculados com a criação de projetos, visando melhorias sociais e ambientais.

Segundo Matavelli (2013, p.12) o sol é uma fonte de energia ilimitada, produzindo aproximadamente cerca de 1,5125 x 1018 KW/h de energia, sendo responsável pela produção de grande parte das energias renováveis nas quais utilizam radiação solar. Mas os combustíveis fósseis ainda são a principal fonte para a produção de energia elétrica utilizada no país, com altos índices de degradação ambiental, destruindo grande parte da fauna e flora, se tornando um grande problema a ser resolvido se considerarmos os impactos causados a longo prazo. Tendo em vista esse grande problema, surge como uma das melhores e mais promissoras formas de obtenção de energia elétrica a energia solar.

De acordo com Aneel (2002, p.5) a energia solar é extremamente importante a sua utilização devido a suas variedades e ramificações na forma de uso, impactando diretamente no consumo energético do país, diversificando a produção de energia. De modo que com o crescimento econômico desenfreado, seja cada vez maior a demanda energética proporcionando um cenário ideal para a utilização dessa fonte de energia renovável (energia limpa) para a obtenção de energia elétrica, aquecimento de água, de fluídos, entre outras utilizações.

Com a necessidade de gerar o mínimo de impacto ambiental possível na produção de energia, com um processo sustentável e eficiente, a geração de energia elétrica a partir da radiação solar se tornou o principal atrativo, pois diminui consideravelmente os prejuízos ambientais causados em média durante o processo de obtenção de energia elétrica proveniente dos combustíveis fósseis, além da não emissão de gases poluentes, nos quais são nocivos ao meio ambiente.

A utilização da energia solar no Brasil é viável e necessária, mesmo tendo um custo elevado (devido as placas fotovoltaicas), mas por ter como principal fonte de energia o Sol. Sendo uma alternativa altamente sustentável se compararmos com os métodos utilizados para geração de energia convencional na qual utilizamos. Reduzindo em grande escala a perda dos recursos naturais, nos quais a natureza não consegue mais repor ou leva-se muito tempo como, por exemplo, o petróleo, o carvão vegetal, entre outros.

O projeto estudado busca identificar e definir o quanto é válido e importante a geração de energia elétrica proveniente da energia solar, visando projetos a curto e longo prazo, tendo como foco principal a diminuição dos impactos ambientais e a melhora da vida social. Projeto esse sendo relevante para todas as classes sociais, independente de poderio econômico e tendo como de cunho principal a melhora de como um todo enquanto sociedade e não apenas a uma determinada classe específica, sendo benéfica a todos, independentemente da posição social. E ao mesmo tempo sendo de grande relevância política, diminuindo consideravelmente os gastos para a produção de energia, devido a não necessidade da utilização de combustíveis e de construções (por exemplo, as barragens, etc.), sendo também objeto de pesquisa científica pois acaba por se tornar um produto abrangente para diversas pesquisas e descobertas.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

  • Descrever o quão rentável e propenso é a utilização da energia solar como fonte de energia elétrica.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar os impactos ambientais causados.
  • Apontar novos métodos de utilização.
  • Compreender os benefícios de um sistema fotovoltaico.
  • Relatar os benefícios ambientais, sociais e econômicos.

3. METODOLOGIA

O seguinte projeto de pesquisa terá caráter descritivo, uma vez que é baseado em análises de métodos e modelos de geração de energia elétrica. Sendo a pesquisa de caráter Bibliográfico, com dados coletados e analisados a partir de livros, teses e artigos e, com abordagem qualitativa na realização dos estudos.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

   4.1.  ENERGIA

Segundo Viana, Costa, Nogueira, Haddad, Horta Nogueira, Venturini e Yamachita (2012, p.14) energia é tudo aquilo que exerce uma força capaz de mover um corpo, provocando uma mudança de estado e, a partir dessas mudanças estabelecendo um campo eletromagnético capaz de gerar eletricidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com