TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS RECURSOS RENOVÁVEIS NO PLANO DECENAL DE ENERGIA DO PROGRAMA DE EXPANSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

Monografias: ANÁLISE DOS RECURSOS RENOVÁVEIS NO PLANO DECENAL DE ENERGIA DO PROGRAMA DE EXPANSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2013  •  2.088 Palavras (9 Páginas)  •  1.571 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – UFPR

CARLOS MAURICIO MILLA RICHARD

RELATÓRIO TÉCNICO

ANÁLISE DOS RECURSOS RENOVÁVEIS NO PLANO DECENAL DE ENERGIA DO PROGRAMA DE EXPANSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

CURITIBA – PR

FEVEREIRO/2013

CARLOS MAURICIO MILLA RICHARD

ANÁLISE DOS RECURSOS RENOVÁVEIS NO PLANO DECENAL DE ENERGIA DO PROGRAMA DE EXPANSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

Artigo técnico apresentado ao professor Waldemiro Pedroso Sobrinho, como requisito da disciplina Relatórios Técnicos.

CURITIBA-PR

FEVEREIRO/2013

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO

2- DESENVOLVIMENTO

3- CONCLUSÃO

1 INTRODUÇÃO

O Plano Decenal de Expansão de Energia 2021 (PDE – 2021) traz um panorama integrado da expansão da demanda e da oferta de vários energéticos no período 2012-2021. Cabe notar o valor deste Plano como ferramenta de planejamento para o setor energético nacional, colaborando para as estratégias de desenvolvimento do país a serem traçadas pelo Governo Federal.

No tocante à ampliação da geração tendo em vista o atual Plano, foi mantida a expressiva participação das fontes renováveis na matriz elétrica a partir do ano de 2015, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das fontes de geração.

Nota-se ainda, dada a possibilidade de oferta de grandes volumes de gás natural coligado à produção petrolífera do Pré-Sal, que a ampliação da geração termelétrica a gás poderá vir a tomar um maior espaço na matriz energética, principalmente no acaso de dificuldades para o licenciamento ambiental de usinas hidrelétricas e de linhas de transmissão.

Dentre as medidas incorporadas a esse plano é citado ainda o avanço da eficiência energética, o desenvolvimento do parque instalado de hidroeletricidade e outras fontes renováveis de energia elétrica como eólica, biomassa e Pequenas Centrais Hidrelétricas, além das áreas de expansão da cana necessárias para o acréscimo de biocombustíveis e conseqüente substituição de combustíveis fósseis.

Prevê-se, para o próximo decênio, um papel mais acentuado do Brasil no mercado mundial de petróleo, atuando como exportador, não só de petróleo, assim como de derivados, em função da produção em campos já delimitados e do incremento da produção das descobertas na área do Pré-Sal, assim como da ampliação do parque nacional de refino.

Quanto à biomassa de cana-de-açúcar para a geração de bioeletricidade, a análise de seu potencial técnico evidenciou uma expressiva folga para ampliação de sua capacidade, o que possibilita sua consolidação como uma fonte importante na matriz elétrica nacional, em conformidade com as diretrizes definidas para a expansão da geração através de fontes renováveis.

2 DESENVOLVIMENTO

A ampliação da geração de energia elétrica para o horizonte decenal deve se dar de forma sustentável, atendendo aos critérios de segurança de suprimento e de minimização dos custos de expansão e operação esperados para o sistema eletroenergético.

O acréscimo médio anual da carga de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional – SIN será de 3.074 MWmed no período 2012-2021. Desta quantia, os subsistemas Sul, Sudeste/Centro-Oeste e Acre/Rondônia respondem por 72%, ou 2.202 MWmed ao ano, enquanto que os subsistemas Norte, Nordeste e Manaus/Amapá/Boa Vista crescem, em média, 871 MWmed ao ano neste período.

2.1 Sistema Existente

De acordo com dados do Banco de Informações de Geração – BIG/ANEEL, a capacidade instalada total do sistema elétrico brasileiro em 31/12/2011 era de cerca de 117.000 MW.

Neste Plano somente foram considerados os empreendimentos de geração constante do Sistema Interligado Nacional, cuja capacidade instalada, incluindo a parcela de Itaipu importada do Paraguai, totalizava 115.162 MW em 31/12/2011. A distribuição desse total por tipo de usina do parque gerador existente é apresentada no Gráfico 1.

Gráfico 1 - Capacidade Instalada por tipo de fonte em 31/12/2011(MW)

Para ter o seu crescimento econômico, de forma segura, econômica e com respeito à legislação ambiental, o Brasil dispõe de grande potencial de energéticos, com destaque para as fontes renováveis de energia (as grandes e pequenas centrais hidrelétricas, as usinas eólicas e as usinas movidas a biomassa).

2.2 Expansão da Geração

A capacidade de geração hidráulica aumentará de 84 GW para 117 GW, aproximadamente, de 2012 até 2021. Na região Norte é onde ocorrerá a maior expansão hidrelétrica, devido a entrada em operação de grandes empreendimentos, com destaque para a usina hidrelétrica de Belo Monte, cuja motorização deve levar três anos com a entrada em operação de 6 máquinas de 611,1 MW por ano.

A expansão das capacidades instaladas do Sistema Interligado Nacional e das regiões que o compõem é apresentada no Gráfico 2, onde se mostra os valores previstos para o final de dezembro/2011 e os valores resultantes dos estudos, referentes ao final de dezembro/2021. Além dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com