TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CADEIA DE MARKOV

Por:   •  27/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.059 Palavras (25 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 25

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

CADEIA DE MARKOV

Rio de Janeiro

2020


Cadeia de Markov

Trabalho acadêmico

Trabalho acadêmico apresentado a

Disciplina de Modelagem de Sistemas Discretos como parte dos requisitos necessários para a composição da A1.

       Professor: Marco

       Alunos: Débora Pereira de Mattos, Felipe Emanuel Araujo Pereira, Gabriela Fernandes Marques, João Pedro Santoro Caruso, Silviane Regina da Rocha, Gabriel Cordeiro de Farias Vergueiro.

Rio de Janeiro

2020


“Aprender é uma coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” (Leonardo da Vinci)

LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 – Ilhas operacionais                                                                19

FIGURA 2 – Modelo de capa e da lombada                                                27

FIGURA 3 – Identificação da capa e da lombada                                        28

FIGURA 4 – Modelo de Etiqueta do CD                                                        29

FIGURA 5 – Título da Figura                                                                xx

FIGURA N – Título da Figura                                                                xx


SUMÁRIO

CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO        6

1.1        CONTEXTUALIZAÇÃO        6

1.2        O QUE É UMA CADEIA DE MARKOV?        7

1.3        PROBLEMA        11

1.4        OBJETIVOS        12

1.4.1        Objetivo Geral        12

1.4.2        Objetivos Específicos        12

1.5        JUSTIFICATIVA        12

1.6        METODOLOGIA        13

CAPÍTULO 3 – ESTUDO DE CASO OU Desenvolvimento        15

3.1        Aplicações        15

3.2        Cadeias de Markov irredutíveis e aperiódicas        16

3.3        Processo Estocástico no Controle de Estoque        17

CAPÍTULO 4 - CONCLUSÕES        22

4.1        CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

Referências Bibliográficas        23

CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA

A gestão da capacidade produtiva de uma empresa tem dimensões de âmbito estratégico, pois influencia diretamente na sua atuação diante do mercado. Atualmente, existem diversos fatores que auxiliam na análise das decisões, podendo elas serem baseadas em conhecimentos e experiências dos agentes decisores, ou por meio e estudos de mercado. Ensley e Carr (2006), avaliam os comportamentos e preferências de empresários que decidem sobre investimentos de risco. Eles afirmam que os gerentes podem sofrer de excesso de confiança nas suas decisões de investimento, o que os torna tendenciosos, podendo causar grandes prejuízos.

A crescente competitividade no mundo corporativo faz com que as políticas de investimento no processo produtivo sejam cada vez mais relevantes para o sucesso da empresa. Conhecendo-se os gargalos da produção, é possível minimizar seus efeitos através de uma política de investimentos adequada para cada caso. Como consequência, a probabilidade de que o produto seja feito no prazo e na quantidade determinada pelo cliente aumenta. De maneira geral, esse resultado consiste numa vantagem competitiva importante sobre outras empresas que possuem falhas na determinação da sua real capacidade produtiva.

Neste contexto, é necessário a implantação de controles e planejamentos internos, pois o percentual de ocupação é uma medida essencial para avaliar a necessidade de novos investimentos na cadeia produtiva. Adicionalmente, o índice de capacidade real necessária revela o dimensionamento que cada célula produtiva precisa ter para obter a demanda do cliente no final do processo. Para calcular este parâmetro, alia-se o fator de capacidade à eficiência em cada centro. É necessário que nas organizações, a direção preocupe-se em todos os aspectos que envolvem o negócio, desde a análise de sua viabilidade até a utilização de instrumentos gerenciais adequados que possam fornecer à administração informações que possibilitem o monitoramento ordenado dos resultados.

Atualmente, uma das formas que as empresas encontram para obter vantagens competitivas e se manter no mercado é por meio de uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos. A relação do cliente-fornecedor está cada vez mais evidente neste meio garantindo assim grandes oportunidades de negócios, principalmente na redução de custos, (BALLOU, 2006). Dessa forma, a modelagem do processo e a análise da capacidade produtiva são fatores chave para tomada de decisão. A presente pesquisa, aborda um processo, conhecido por Cadeia de Markov, o qual é amplamente utilizado em indústrias e empresas, se apresentando como uma das principais ferramentas da estatística moderna, pelo fato de possuir diversas possibilidades de aplicação. O mais interessante nesse modelo estocástico é não só o fato dele ajudar a prever o comportamento de diversos fenômenos, mas também a dispensa desse modelo de dados anteriores, esses dois fatores combinados criam uma ferramenta muito útil para tomada de decisões. Sendo assim, essa pesquisa exploratória busca fazer uma análise geral sobre a cadeia de Markov e seus conceitos fundamentais, juntamente de uma breve apresentação das funções dessa ferramenta e suas aplicabilidades no mercado, a partir de estudos já realizados sobre esse assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (780.4 Kb)   docx (958.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com