TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição Da Engenharia De Produção Para Desenvolvimento Sustentável Das Organizações: Cadeias Circulares, Sustentabilidade E Tecnologias

Por:   •  7/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  4.358 Palavras (18 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 18

            XLIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO[pic 1]

 "A contribuição da engenharia de produção para desenvolvimento sustentável

das organizações: Cadeias Circulares, sustentabilidade e tecnologias"

Fortaleza, Ceará, Brasil, 17 a 20 de outubro de 2023.

             

1. Introdução        

Lean Healthcare é a filosofia do Lean manufacturing aplicada na área da saúde, embora a produção enxuta tenha sido originada na indústria, tem-se observado um crescimento de sua aplicação em serviços, destacando-se os serviços de assistência à saúde, na qual a produção enxuta é conhecida como lean healthcare. “O Lean Healthcare surgiu na literatura Lean como uma abordagem focada na eficiência e satisfação do paciente” (Brandão de Souza, 2009; Dahlgaard et al., 2011). Esse artigo tem como objetivo, aplicar os conceitos da gestão lean em hospitais para otimizar a experiência do paciente e, redução de desperdício e de tempo de espera.

Lean é uma abordagem de fabricação bem conhecida que se concentra na criação de valor por meio de produtos de qualidade e serviços reduzindo o desperdício” (Shah e Ward, 2003) O conjunto de princípios lean é usado para criar e proporcionar o máximo de valor agregador do ponto de vista dos pacientes trabalhando de forma enxuta, consumindo o mínimo de recursos, diminuindo desperdícios. A implementação da metodologia lean na saúde tem como objetivo a melhoria das atividades realizadas no setor, com uma gestão adequada, eficaz e ágil, o paciente e o principal beneficiado, pois já que todo o processo desde sua admissão na unidade de saúde, é pautada pela melhoria contínua. No lean healthcare está o gerenciamento de recursos, como leitos, medicamentos e insumos pois tem seu fundamento em evitar desperdício, dentre eles são, menos erros de medicação, menos infecções, troca de sala cirúrgica de forma mais rápida, melhora na comunicação da equipe de atendimento e mais agilidade no tempo de resposta para casos de emergência. Assim, o Lean Healthcare é uma junção de conceitos da metodologia Lean relacionada a área da saúde, com o objetivo atuar na melhoria contínua, redução de tarefas que não agregam valor, como desperdício e o tempo de espera dos pacientes, o que traz diversos benefícios para o sistema de gestão de saúde.

O Lean Healthcare traz diversos benefícios para quem o aplica, como o melhor entendimento do fluxo de informação e a redução de custos operacionais e defeitos que podem trazer graves convergências para o sistema de saúde essas são algumas vantagens, o aumento de produtividade, à redução do tempo de espera e a melhor disponibilidade de equipamento, além disso promove uma cultura de comprometimento como sistema aplicado. Entre as melhorias está a redução do lead time, que elimina movimentação desnecessárias e do estoque em processo, entre outras que reduzirão desperdício e que poderão proporcionar maior qualidade de trabalho, maior segurança e organização no atendimento dos pacientes.

2. Metodologia lean healthcare

Lean Healthcare é uma interpretação do modelo Lean, originado da indústria para a realidade das instituições de saúde, existem várias ferramentas e conceitos Lean que apoiam não só tarefas, mas também ajudam o reorganizar e visualizar processos internos e melhorá-los, para que isso ocorra de forma mais eficaz e necessária a utilização de algumas ferramentas para facilitar essa aplicação que são a metodologia Kaizen, 5s, Kanban, Diagrama de Espaguete e Poka Yoke.

KAISEN, é uma ferramenta de melhoria contínua que significa “mudança para a melhor”, que se baseia em que toda a empresa deve ter comprometimento com a redução de desperdício e custos, juntamente com o aumento da produtividade. A ideia principal do método ou filosofia kaisen, e a de estar sempre melhorando; até mesmo quando as mudanças parecem ser pequenas demais para fazerem alguma diferençar.

5S, representa um conjunto de conceitos que tem como principal objetivo aperfeiçoar o ambiente para que se possa trabalhar na gestão da qualidade e melhorar a qualidade de trabalho dos funcionários. Sendo assim a ferramenta consiste em 5 sensos que são: Utilização, Organização, Limpeza, Saúde e Autodisciplina, tendo se um ambiente mais limpo e mais organizado.

KANBAN, é um grande organizador de tarefa de forma padronizada e visual, ele é um sistema de identificação visual que se molda de acordo com as realizações dos processos, com o kanban, a aplicação do Lean Healthcare tende a se tornar muito mais eficaz.

Figura 1 – Exemplo da utilização de Kanbans em um hospital[pic 2]

Fonte: ERP Consultoria

DIAGRAMA DE ESPAGUETE, é uma ferramenta muito utilizada na otimização de processos principalmente quando se trata de desperdício de tempo e atualização de layout. Nele são analisadas as movimentações de produtos e colaboradores com o intuito de entender se existem possíveis gargalos que podem ser evitados, com isso e possível enxergar o fluxo de trabalho com maior facilidade e analisar os indicadores de desempenho que determinado processo está proporcionando.

POKA YOKE, é uma metodologia de gestão de risco, ou seja, auxiliar na prevenção de erros por meio de ações simples. Seu objetivo e prever erros que podem acontecer e elaborar um método para evitar que ele ocorra, buscando alcançar um estágio mínimo de defeitos em processos ou na utilização de produtos. A prevenção de risco e falhas é positiva em qualquer situação, porém em unidades de saúde, o qual o Lean Healthcare está inserido, ela se torna indispensável, visto a complexibilidade e sensibilidade de sistema.

2. Referencial teórico

  1. Como medir os resultados do lean healthcare

No geral, o maior resultado esperado ao aplicar o Lean Healthcare é a criação de um ambiente seguro, com comunicação interna visual e eficaz e aprendizado e evolução da equipe. Além disso, a criação de indicadores para a aplicação das ferramentas sugeridas é fundamental para o acompanhamento dos objetivos buscados.

Através da análise de dados, é possível mensurar os resultados da aplicação dessa metodologia, avaliando a eficácia dos processos. Entretanto, para isso o estudo deve incluir resultados de dois tipos de análise, a de resultados primários e a de resultados secundários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (936.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com