TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EPI – A IMPORTÂNCIA DO USO DE LUVAS PROTEÇÃO

Por:   •  21/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA PROFISSIONALIZANTE SANTA RITA DE CASSIA

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

POLIANE JULIA DE SOUSA

EPI – A IMPORTÂNCIA DO USO DE LUVAS PROTEÇÃO

CONTAGEM

2015

POLIANE JULIA DE SOUSA

EPI – A EPI – A IMPORTÂNCIA DO USO DE LUVAS PROTEÇÃO

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina Técnico em Segurança do Trabalho na Escola Profissionalizante Santa Rita de Cassia.

Orientador: Prof.  Luiz Wagner de Sousa

CONTAGEM

2015


SUMÁRIO

1        TEMA .................................................................................................................... 

2        DELIMITAÇÃO DO TEMA        

3        FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        

4        FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        

5        OBJETIVOS        

5.1        OBJETIVO GERAL        

5.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

6        EMBASAMENTO TEÓRICO.........................................................................

7        METODOLOGIA        

7.1        MÉTODO DE ABORDAGEM        

7.2        TÉCNICAS DE PESQUISA        

8        CRONOGRAMA        

9        REFERÊNCIAS        

  1. TEMA

Trata-se de um tema muito abordado e de extrema importância, falta do uso, e o uso inadequado, a falta de conscientização dos colaboradores em relação a acidentes causados, devido a não orientação referente a obrigatoriedade pelo uso dos equipamentos de proteção individual.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

EPI: A Importância do Uso de Luvas para Proteção. Orientar os colaboradores os colaboradores quanto a importância de uso das Luvas para proteção bem como o uso correto do equipamento. Conscientizando O empregador quanto a obrigatoriedade do fornecimento dos equipamentos de EPI aos seus colaboradores.

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A empresa fornece os EPI para seus colaboradores? O empregador tem programa de reuniões e ou palestras para demonstrar o uso correto dos EPI? Os colaboradores tem consciência da importância do uso de luvas para sua proteção?  São realizadas auditorias de utilização?

  1. JUSTIFICATIVA

A escolha deste tema deve-se a importância da NR 6 (Norma Regulamentar), que diz:

NR6 - EPI: Estabelece e define os tipos de EPI’ s a que as empresas estão obrigadas a fornecer a seus empregados, sempre que as condições de trabalho o exigir, a fim de resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. A fundamentação legal, que dá embasamento jurídico, são os artigos 166 e 167 da Consolidação das Leis Trabalhistas -CLT.

Referente à utilização dos equipamentos de proteção individual nas empresas, na justificativa de que o não uso dos equipamentos de proteção individual podem trazer riscos com ferimentos graves e que necessitem de maiores cuidados médicos.  O uso do EPI é muito importante para se evitar os riscos que determinado trabalho pode causar a saúde do trabalho e também evitar problemas trabalhistas.

O presente projeto visa planejar um estudo aprofundado sobre a importância de uso dos EPIs e a conscientização dos colaboradores e empresa. Pretende-se fazer uma pesquisa aplicada de campo, buscando assim coletas dados e informações importantes sobre o tema.

        

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL

O intuito com esse estudo é conscientizar as empresas e os colaboradores a importância do uso, bem como o uso correto dos EPIs. Visando condições adequadas de trabalho para os funcionários das empresas.

 Compete a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), e/ou ao SIPAT (Semana Interna de prevenção de Acidentes de Trabalho), ou ainda ao SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. Através dessas formas de comunicação e de contato com o colaborador é de extrema importância que o colaborador entenda e use corretamente o EPI prevenindo assim possíveis índices de acidentes.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Instruir e informar corretamente empregador e empregado sobre a legislação trabalhista concernente ao uso de EPI. Demonstrando as vantagens destes equipamentos e com esforço de ambas as partes, empregado e empregador, se tornará eficaz a utilização dos equipamentos de proteção individual na proteção da saúde no local de trabalho.

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO

6.1 DEFINIÇÃO DE TERMOS: EPI, PREVENÇÃO DE ACIDENTES.  

6.2 TEORIA DE BASE: Estudo das causas dos acidentes no trabalho, meios de prevenção de acidentes, danos causados pelos acidentes de trabalho, condições de trabalho adequados, conscientização das pessoas referente ao uso de EPI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com