TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUIPAMENTO PARA A CONDUÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA

Por:   •  15/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

3° Relatório

Niterói, 28 de Março de 2016

Relatório solicitado pela profª Rafaela Landeiro da disciplina de Química Experimental

TÍTULO: EQUIPAMENTO PARA A CONDUÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA.

Introdução:

Os átomos dificilmente ficam sozinhos na natureza. Eles tendem a se unir uns aos outros, formando assim tudo o que existe hoje.

Alguns átomos são estáveis, ou seja, pouco reativos. Já outros não podem ficar isolados, precisam se ligar a outros elementos e as forças que os mantêm unidos são fundamentalmente de natureza elétrica e são chamadas de Ligações Químicas.

As ligações químicas correspondem à união dos átomos para a formação das moléculas. São classificadas em: ligação iônicaligação covalenteligação covalente dativa e ligação metálica.

Toda ligação envolve o movimento de elétrons nas camadas mais externas dos átomos, mas nunca atinge o núcleo.

Neste relatório estudaremos apenas as ligações iônicas e as covalentes.

I. Ligações Iônicas

        Esse tipo de ligação é realizada entre íons (cátions e ânions), daí o termo "ligação iônica". Os Íons são átomos que possuem  uma carga elétrica por adição ou perda de um ou mais elétrons, portanto um ânion, de carga elétrica negativa, se une com um cátion de carga positiva formando um composto iônico por meio da interação eletrostática existente entre eles. Elas ocorrem entre metais e não metais ou entre metais e hidrogênio, e, são sempre ligações polares.

Os compostos iônicos são sólidos e possuem alto ponto de fusão. Sofrem o processo de dissociação quando colocados em meio aquoso. São bons condutores de eletricidade, tanto dissolvidos em água, como também puros no estado líquido, já em estado sólido em sua maioria, não conduzem eletricidade.

II. Ligações Covalentes

        São ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, diferentemente das ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons. Ocorre geralmente entre metais ou entre não metais e o hidrogênio. Se ela ocorrer entre átomos de um mesmo elemento químico, a ligação será apolar, porém se a ligação ocorrer entre átomos de elementos químicos diferentes, a ligação será polar.

Os compostos covalentes podem ser sólidos, líquidos ou gasosos, em geral, possuem baixo ponto de fusão. Sofrem o processo de ionização quando colocados em meio aquoso e assim formam soluções que conduzem eletricidade.

  • A teoria de Arrhenius é muito importante para entender a condutividade elétrica, pois diz que quando uma substância dissolve-se em água, vai-se dividindo em partículas cada vez menores. Em alguns casos, essa divisão para nas moléculas e a solução não conduz a corrente elétrica. Em outros casos, a divisão vai além de moléculas; estas se dividem em partículas ainda menores, com carga elétrica, denominadas íons. Nestes casos, a solução conduz a corrente elétrica.

Uma solução para conduzir corrente elétrica necessita de íons, que é uma espécie química eletricamente carregada. Íons carregados negativamente são conhecidos como ânions e os carregados positivamente são os cátions. Existem algumas formas de obter íons, e duas delas são: dissociação iônica e ionização. A dissociação iônica geralmente ocorre em sais e bases, os íons já existem, o que ocorre é a separação deles. Já a ionização ocorre quando uma molécula que não possuía originalmente íons passa a tê-los.

1º EXPERIMENTO

OBJETIVO:

  • Medir a força da ligação de um composto covalente e de um coposto iônico.

MATERIAIS UTILIZADOS:

  • Cadinho
  • Espátula
  • Chapa de Aquecimento

REAGENTE UTILIZADOS:

  • Cloreto de Sódio
  • Sacarose

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

I. Ponto de fusão

1°) Pegamos aproximadamente uma medida de espátula de sacarose e colocamos em um cadinho de porcelana e em seguida com uma quantidade bem aproximada, fizemos o mesmo com o cloreto de sódio.

2°) Colocamos os cadinhos com reagentes em cima da chapa, juntos, e ao ligarmos a chapa aguardamos ela aquecer até o ponto de ocorrência da fusão de um dos materiais.

DISCUSSÃO

A sacarose fundiu primeiro que o cloreto de sódio, por conta de seu ponto de fusão, que é de 186°C, ser menor que o do cloreto de sódio, que é de 801°C .

Obs.: A chapa não aquecia à temperatura de fusão do cloreto de sódio, por isso não o vimos fundir.

CONCLUSÃO

Chegamos a um consenso de que substâncias com o ponto de fusão mais baixo fundirão mais rapidamente que as que possuem o ponto de fusão mais elevado.

 

2º EXPERIMENTO

OBJETIVO:

  • Observar a condução de corrente entre os compostos sólidos e líquidos.

MATERIAIS UTILIZADOS:

  • Béquer
  • Espátula
  • Aparelho de medição de corrente elétrica (dispositivo simples), constituído por dois eletrodos ligados em série, com uma lâmpada, cujo seus terminais são ligados a um gerador de corrente elétrica.

REAGENTE UTILIZADOS:

  • Cloreto de Sódio
  • Sacarose
  • Ácido Clorídrico
  • Ácido Acético
  • Água destilada

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:

II. Condutividade Elétrica 

[pic 2]

1°) Com o auxílio da espátula, pegamos uma medida de cloreto de sódio e colocamos no béquer.

2°) Ligamos o aparelho de medição de corrente elétrica à tomada, imergimos as pontas desencapadas dos eletrodos na substância contida no béquer, no caso, o cloreto de sódio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (360.3 Kb)   docx (155.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com