TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIOS DE TOXICOLOGIA

Exames: EXERCÍCIOS DE TOXICOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 6

1. Qual a diferença entre o termo intoxicado e infectado?

INFECTADO:

Diz-se que um organismo está infectado quando ele é invadido por micro-organismos, micróbios patogênicos, agentes infecciosos, por via sanguínea ou ingestão de alimentos contaminados e aí se desenvolvem, produzindo toxinas e infeccionando este organismo. Os agentes infecciosos podem se localizar em um organismo, como pneumonia ou abscesso e inocular no sangue suas toxinas.

INTOXICADO:

Um organismo se diz que está intoxicado quando ele é contaminado, por via digestiva, por exemplo, na ingestão de alimentos que já contém toxinas produzidas por micro-organismos ou quando nele foi introduzido ou se acumulou espontaneamente um veneno,

Os efeitos da intoxicação dependem da natureza da substância, por exemplo, se causadas por toxinas de bactérias ou por substâncias nocivas resultam geralmente de incômodos à cabeça, como dor, tonteiras, etc ou ao estômago como dores, etc., podendo chegar inclusive ao coma e colapso circulatório.

As causadas por narcóticos ou pelo álcool têm grandes efeitos sobre o sistema nervoso, principalmente o encéfalo, podendo levar até à morte.

2. Considerando que a DL100 de uma substância elimina 100% da população de amostra, e que a DL50 elimina 50% da população de amostra. Pergunto: a dose para provocar a morta numa DL20 é maior ou menor que a DL50 e DL100? Justifique sua resposta.

Uma substância que tem DL100 é muito mais tóxica, na mesma quantidade que uma de DL50 e esta do que uma DL20.

Para se provocar a morte com uma determinada substância com DL20 será preciso então de uma dose muito maior do que uma de DL50 e mais ainda do que uma com DL100.

3. Considerando que a DL50 de uma substância é de 2mg/kg, qual a dosagem média para provocar a morte de uma pessoa de 76Kg? Qual a classificação desta substância em nível de toxicidade?

DL 50 > 2mg / Kg * 76 Kg = 152 mg

Podemos classificar a substância como muito tóxica em nível de toxidade

4. O que é biotransformação? Ela pode ser dividida em?

É um conjunto de alterações químicas (ou estruturais) que as substâncias sofrem no organismo, geralmente, ocasionadas por processos enzimáticos, com o objetivo de formar derivados mais polares e mais hidrossolúveis.

Ela pode ser dividida em:

Mecanismo de ativação ou bioativação - que produz metabólitos com atividade igual ou maior do que o precursor. Ex.: a piridina é biotransformada no íon N-metil piridínico que tem toxicidade cinco vezes maior que o precursor. O mesmo ocorre com o inseticida Paration que é biotransformado em paraoxon, composto responsável pela ação tóxica do praguicida;

Mecanismo de desativação - quando o produto resultante é menos tóxico que o precursor.

5. A partir de quantas horas, em média, o etanol começa a ser excretado pelo organismo humano? Qual a principal via de eliminação?

O tempo em que o álcool circulará no sangue do indivíduo que o ingeriu dependerá basicamente de variáveis como, tipo de bebida ( cerveja, vinho, destilado, etc.), quantidade consumida, tempo de ingestão ( se foi ingerida rapidamente ou de forma lenta ), peso da pessoa, sexo e problemas de saúde existentes neste indivíduo ( principalmente doenças no fígado ).

O etanol começa a ser excretado em média a partir de 1H, quando ingerido por uma pessoa de 70 Kg e que tomou uma lata de cerveja de 355 ml ou um copo de vinho.

Uma vez absorvido pela corrente sanguínea, o álcool deixa o corpo de três formas:

- o rim elimina 5% do álcool na urina;

- os pulmões exalam 5% do álcool, que pode ser detectado por bafômetros;

- 90% eliminado pelo fígado que quebra quimicamente o álcool restante em ácido acético.

6. Qual a DL50 média para o etanol?

A DL média do etanol é de 7.000 mg / Kg

7. O que é síndrome de abstinência?

Conjunto de sinais e sintomas que geram sensações de mal-estar e diferentes graus de sofrimento mental e físico, particulares para cada tipo de droga, que se dão em razão da suspensão brusca do consumo de droga geradora de dependência química.

A síndrome de abstinência apresenta sintomas como disforia, insônia, ansiedade, irritabilidade, náusea, agitação, taquicardia e hipertensão.

8. A DL50 da cocaína fica em torno de 1 a 25mg/Kg. Verdadeiro ou falso? Qual a sua classificação em função de sua toxicidade?

A DL 50 da Cocaína é 17,5 mg / Kg que a classifica como extremamente tóxica

9. A cocaína tem preferência por tecidos/órgãos parenquimatosos na sua distribuição no corpo. Quais são estes órgãos? (cite 3 no mínimo)

O cérebro, a medula espinhal e o coração são alguns órgãos preferidos pela cocaína na sua distribuição pelo corpo.

10. Quais os principais componentes tóxicos do cigarro? Qual provoca dependência?

As Substancias do cigarro / Componentes do cigarro.

Acetaldeído - Produto metabólico primário do etanol no processo de transformação em ácido acético. É um dos agentes responsáveis pela ressaca.

Acetona - Solvente inflamável. Ácido cianídrico - Cianeto altamente venenoso (bloqueia a recepção do oxigénio pelo sangue).

Acroleína - Componente que provoca o mau hálito na boca.

Alcatrão - Substanciam tóxica e cancerígena que ajuda ao desenvolvimento de vício. Ele obstrui as vias respiratórias.

Amoníaco - Químico perigoso utilizado em produtos de limpeza.

Arsénico - Componente altamente nocivo - veneno puro.

Benzopireno - Substância cancerígena que ajuda no processo de combustão - faz com que o cigarro não se apague.

Butano - Gás incolor, inodoro mas altamente inflamável.

DDT - Agrotóxico.

Dietilnitrosamina - Causador de lesões hepáticas.

Fenol - Ácido carbólico que corrói e irrita as nossas membranas mucosas. Caso fosse ingerido ou inalado era mortal! Para além de ser corrosivo afeta também o nosso sistema nervoso central.

Formol - Formaldeído.

Mercúrio - Metais pesados - Chumbo e cádmio. Um único cigarro contém 1 a 2 mg, pelo que como a média de vida destas substancias é de 10 a 30 anos, reduz a capacidade dos pulmões. Entre outros problemas também causa: dispneia, fibrose pulmonar, enfisema, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago.

Metanol - Álcool metílico usado como combustível de foguetes e automóveis.

Monóxido de carbono - Gás inflamável e extremamente radioativo.

Naftalina - Substância cristalina branca, volátil, com odor característico antitraça.

Nicotina - É um alcalóide que também é usado como inseticida. Apesar de cheirar mal constitui o princípio ativo do tabaco, sendo a substancia que provoca o vício e o câncer nos pulmões.

Níquel - Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes - resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..

Pireno - Hidrocarboneto Cancerígeno - Utilizado como aromatizante.

Polônio - Extremamente radioativo.

A nicotina é uma droga psicoativa responsável pela maior parte dos efeitos do tabaco sobre o organismo e gera dependência física. A duração média da nicotina no sangue é inferior a 2 horas, e se a sua concentração for reduzida aparecem os sintomas que alertam o fumador para a necessidade de um novo cigarro.

11. Porque dizem que fumar cachimbo ou charuto é menos prejudicial que o cigarro, já que a concentração de nicotina no cachimbo é maior que o do cigarro?

O fumar cachimbo ou charuto ser menos prejudicial que o cigarro poderia ser explicado pelo fato de que a fumaça do charuto e do cachimbo em geral não é tragada, e por isso tem mais dificuldade de chegar aos pulmões, o que diminuiria em parte os prejuízos.

Todos os produtos derivados do tabaco são semelhantes e igualmente nocivos, logo a ideia de que os charutos são menos prejudiciais à saúde é incorreta. As diferenças de riscos de adoecimento entre os fumantes de charutos e de cigarros são relativas aos padrões de consumo, ou seja, como fumantes de charutos não fumam com a mesma frequência que os fumantes de cigarros, também inalam os compostos tóxicos com menos frequência.

O tabaco usado para produzir cigarros é ácido e, por isso, o fumante precisa tragar para que a nicotina seja absorvida nos pulmões; já o tipo de tabaco usado para cachimbo e charuto é alcalino, permitindo que a nicotina seja absorvida pela mucosa da boca. Por isso o fumante de charuto/cachimbo apresenta maior incidência de câncer de pulmão.

12. Cite uma droga que não causa descomportamento social?

Cafeína e teobromina (presentes em chocolates).

...

Baixar como  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »