TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecologia Sonora

Exames: Ecologia Sonora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

MÓDULO RÁDIO – ATIVIDADE 3

Falar e trabalhar com os diversos aspectos da Ecologia Sonora é explorar um universo infindável de sensações, emoções, de “viagens musicais”, de produções textuais e poéticas...

A música é considerada fundamental na formação de futuros cidadãos desde a Grécia Antiga, pois, além do poder de encantar e proporcionar distração, pode ser utilizada para transmitir conhecimentos de naturezas diversas. As canções constituem a mais viva expressão lingüística de um povo... Ao mesmo tempo em que educam, divertem com aspectos sonoros como os ritmos, as rimas, as aliterações etc..., além das figuras de linguagem, tão ricas.

Para trabalhar a atividade proposta (3c), com alunos do 6º ano, segui um pequeno roteiro:

1. Expliquei a atividade a ser executada.

2. Para melhor concentração e produção da turma, apliquei uma dinâmica de relaxamento.

3. Coloquei músicas de ritmos variados:

a) Enya;

b) Grupo Revelação;

c) CPM 22;

d) Ana Carolina;

e) Ivete Sangalo;

f) Falamansa.

4. À medida que os ritmos variavam, ocorriam variações significativas nos desenhos produzidos – traços mais fortes, mais leves; desenhos paisagísticos, outros mais urbanizados; uso de cores ora fortes ora suaves; reprodução de alguns “símbolos” ligados, principalmente, aos grupos de rock...

5. Após o término da “viagem musical” fizemos uma roda de conversa para exposição dos trabalhos produzidos e posterior explicação e discussão sobre os mesmos.

A grande maioria dos educandos demonstrou interesse na execução desta atividade. O resultado atendeu às minhas expectativas e aos objetivos propostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com