TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Egnª De Produção

Trabalho Universitário: Egnª De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

Bases para implantação de sistemas de gestão de produção em empresas do ramo têxtil.

Autor: Lucas Moreira Magalhães

Orientador:Luis Carlos Mollina Piccinnato

Resumos:

A idéia de implantação de softwares de gestão da produção, conhecidos também por MRP,MRPII e ERP, esta muito difundida no ambiente empresarial do mundo, porém muitas empresas buscam estes como soluções dos seus problemas organizacionais, mas os sistemas precisam de bases sólidas para serem implementados, estas são definidas como sendo, setores bem dimensionados, estoques determinados e gerenciados de forma adequada, funções de cada integrante das equipes sempre focalizados.

Através de algumas experiências de empresas que estão passando por implantações de sistemas é possível verificar como uma instituição que não tem organização prévia de seus setores passa por grandes dificuldades no momento da implantação. Estes são os casos de algumas empresas do ramo Têxtil que vem focalizando seus esforços em desenvolver softwares que sejam capazes de gerenciar os seus processos.

A organização empresarial é um assunto muito vasto para ser trabalhado, o desenvolvimento de uma metodologia voltada para sistemas de gestão será o alvo principal deste trabalho.

Objetivo:

Estudo das adaptações do ambiente de trabalho para uma boa implantação de sistemas de gestão, a partir do mesmo criar uma metodologia que guie as instituições nesta fase fundamental para o sucesso do novo software.

Referencial Teórico:

Antes da implantação do sistema a estrutura da empresa precisa ser bem definida e que os envolvidos tenham amplo conhecimento da mesma (Haberkon, 1999), precisam de um fluxo logístico bem definido e bem estruturado, de informações em um único lugar e que sejam confiáveis, é de suma importância, a integração entre setores e que processo de planejamento operacional seja transparente (Gianesi, 2001).

Durante o processo de implantação que todas as atividades estejam ocorrendo de forma normal e correta, se não, intervenções se fazem necessárias para se garantir o cumprimento dos planos de produção (Slack, 2002).

A etapa de implantação do sistema é apenas mais uma dentro de um extenso processo de mudança. As modificações dos métodos de trabalho nas empresas que implantam ou que pretendem implantar um sistema de gestão são importantes para que o sucesso e as melhorias planejadas sejam alcançados (Gianesi, 2001), estas podem ser trabalhadas conforme a figura 1.1.

Figura 1.1 – Processo de implantação de um sistema MRPII (Gianesi, 2001)

O projeto de um sistema não pode ser visto apenas como projeto, mas sim como um processo de mudança organizacional (Gianesi, 2001).

Metodologia:

A execução do trabalho se dará através de:

- Pesquisas em sites de empresas de sistemas de gestão da produção;

- Pesquisas bibliográficas através da biblioteca da UNIMEP;

- Pesquisas através da CAPES;

- Pesquisas em empresas que já implantaram sistemas de gestão;

Etapas:

As etapas que deverão ser seguidas no projeto são:

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com