TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaborar Um Relatório Com Todos Os Materiais Elaborados Na Etapa 2

Por:   •  1/10/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 2

PASSO 1 - INDIVIDUAL

1: As principais habilidades de um bom gestor

Capacidade de se adaptar a mudanças e ponderação são algumas das características de um bom líde

Um bom gestor precisa manter a equipe sempre motivada, traçar metas e saber resolver as mais diferentes situações. No entanto, mais do que um solucionador de crises e conflitos, um bom líder precisa ter algumas habilidades que são essenciais para a gestão de uma grande companhia. A seguir, enumeramos algumas das principais, que podem, inclusive, servir como dicas para aqueles que desejam assumir um cargo de chefia.

Habilidades e competências são as qualificações que uma pessoa deve ter para ocupar um cargo e desempenha-lo eficazmente. As competências específicas que são necessárias para ocupar um cargo de gerente depende do nível hierárquico, das tarefas do gerente, do tipo de organização e de outros fatores. De forma geral, as competências gerenciais são classificadas em três categorias: conhecimentos, habilidades e atitudes.”

Capacidade de lidar com problemas: no cotidiano de uma empresa, os gestores são constantemente colocados sob muita pressão. Saber superar isso de maneira tranquila é uma das principais características de um bom líder. A resiliência é a habilidade de lidar com problemas e resistir à pressão nas mais diversas situações.

Polivalência: é importante que um gestor saiba comandar diversas áreas da empresa, pois ele deve ter um conhecimento global sobre ela. Ser polivalente implica poder trabalhar em várias frentes. Um líder que já tenha passado por muitos departamentos certamente tem uma visão melhor sobre diferentes situações.

Adaptabilidade: um bom líder é capaz de trabalhar para qualquer tipo de empresa, desde uma distribuidora varejista até uma grande siderúrgica. Ele é capaz de se adaptar a todo tipo de situação e modelo gerencial e sabe o que deve ser feito em cada uma delas. Isto porque cada ramo adquire uma maneira própria de organização e o gestor precisa se adaptar a cada uma delas.

Ponderação: durante a gestão, o líder se depara com situações complexas e que exigem várias decisões importantes. Elas podem mudar os rumos da companhia, das pessoas envolvidas e dele próprio. Assim, é importante que o gestor saiba ponderar qual é a melhor opção em cada momento, bem como as consequências envolvidas no processo.

Interação: o gestor precisa conhecer a equipe que tem e se relacionar bem com todos os membros. Isto é um verdadeiro diferencial no cotidiano de uma empresa, pois, ao conhecer as pessoas com quem trabalha, o gestor é capaz de reconhecer as habilidades de cada profissional e aproveitá-las ao máximo. Além disso, a boa convivência e uma boa gestão produzem respeito e admiração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com