TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1ª. Etapa Realizar Uma Pesquisa Bibliográfica Sobre Os Assuntos Abordados. 2ª. Etapa Elaborar Uma Introdução Contendo As Principais Estruturas Que Compõem O Aparelho Locomotor, Os Sistemas Cardior¬respiratório E Digestório E Suas Funções Na

Artigos Científicos: 1ª. Etapa Realizar Uma Pesquisa Bibliográfica Sobre Os Assuntos Abordados. 2ª. Etapa Elaborar Uma Introdução Contendo As Principais Estruturas Que Compõem O Aparelho Locomotor, Os Sistemas Cardior¬respiratório E Digestório E Suas Funções Na . Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 5

O professor de Educação Física tem papel fundamental na orientação de atividades físicas e é de extrema importância que este profissional entenda as alterações sofridas durante as atividades propostas pelo professor em suas aulas, assim como o funcionamento do corpo humano e do aparelho locomotor que é formado pela relação entre os sistemas:

• Neural, onde nasce o movimento e transmite a ordem de ação por meio de conexões nervosas até atingir a placa motora terminal.

• Muscular é composto por diferentes grupos musculares que geram movimento através de contrações e encurtamentos.

• Esquelético, composto por 206 ossos que têm por função a sustentação do corpo, fixação muscular, proteção dos órgãos e é didaticamente dividido em Axial e Apendicular.

• Tendíneo, transfere a força de tração que o sistema muscular produz até a peça óssea, causando movimento.

• Articular, onde peças ósseas se articulam gerando movimentos “conduzidos” pela contração dinâmica muscular.

• Ligamentar, mantém a conexão, permitindo o momento articular sem que haja Luxação, afastamento das peças ósseas.

O corpo é formado por milhares de células que compõem os tecidos, como por exemplo, o muscular. Estas células necessitam de oxigênio disponibilizado pelo sistema cardiorrespiratório e nutrientes disponibilizados pelo sistema digestório.

O sistema Cardiorrespiratório se divide em:

• Sistema respiratório, formado pelo nariz, pela faringe, pela laringe, a traqueia, os brônquios e pulmões e é responsável pela troca gasosa com o ambiente, executando a absorção do oxigênio do ar transferindo-o para a corrente sanguínea.

• Sistema cardiovascular formado pelos órgãos: Coração, artérias, veias, capilares, vasos sanguíneos e linfáticos responsáveis por transportar o oxigênio e nutrientes nos pulmões e tecidos corporais, particularmente aos músculos ativos,

O sistema Digestório permite com que seja feita a absorção de nutrientes, além da eliminação de partículas não utilizadas pelo organismo. É composto pela Boca, a Faringe, o Esôfago, o Estômago, o Intestino delgado, o Intestino grosso e o Ânus. Para manter o bom funcionamento das atividades do organismo é preciso extrair energias vindas da ingestão e captar os nutrientes necessários para construir novos tecidos e fazer manutenção dos tecidos que foram danificados.

O mau funcionamento deste sistema ou a falta de uma alimentação balanceada podem ocasionar doenças como anemia e a obesidade em todas as idades, inclusive na infância! Cabe também ao profissional de Educação Física orientar, prevenir e combater a obesidade infantil.

Isto só é possível conhecendo bem o funcionamento do corpo humano e estes sistemas que, em conjunto, visam fornecer a energia que o corpo necessita para seu correto funcionamento e desempenho de atividades físicas e só então o profissional reflexivo estará apto para desenvolver projetos que visam alcançar este objetivo, aplicando na prática do seu cotidiano, programas de atividades físicas adequadas para alunos da rede pública, com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos discentes.

Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de obesidade, e oito em cada 10 continuam obesos na fase adulta. Esse problema vem crescendo cada vez mais e está relacionado, principalmente, a maus hábitos alimentares, sedentarismo e problemas hereditários.

Os pais são ótimos estímulos para as crianças. Quando os vêem se exercitando e comendo coisas saudáveis, o pequeno adquire desde cedo os bons hábitos. Mas, quando os pais são sedentários, os filhos provavelmente também serão.

presentam obesidade na infância tendem a desenvolver hipertensão, diabetes e problemas cardíacos. http://www.unimedlondrina.com.br/fornecedor/canais/saude-todo-dia/02/07/2013/materno-controle-da-obesidade-infantil-comeca-em-casa/

Projeto de atividades físicas adequadas para escolares da rede pública de ensino

Visando promover a saúde e o bem estar das crianças na escola pública, iniciaremos um projeto, a princípio, de conscientização dos mesmos, disponibilizando informações imprescindíveis para um bom resultado.

Trabalharemos em conjunto com o professor de ciências, quem deverá aplicar a parte teórica sobre a importância de uma alimentação balanceada e rica em proteínas, carboidratos, cálcio, entre outros, dando uma especial atenção à necessidade energética do organismo e a importância dos sistemas cardiovascular, respiratório e principalmente o digestório. Esta informação deverá ser passada resumidamente e de forma lúdica.

A parte prática reforçará este conhecimento.

O professor deverá fazer uso de seus conhecimentos sobre o corpo e sugerir que os alunos observem seus batimentos cardíacos com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com