TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elastomeros

Por:   •  12/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 3

O desenvolvimento e a utilização de diversos materiais em obras de construção civil são oriundos da necessidade de inovações em técnicas que possam aprimorar o desempenho técnico e econômico das construções, garantindo cuidados nos acabamentos e aumentando a durabilidade de uma obra. Os polímeros surgem como elementos fundamentais neste setor, aumentando a sua participação a cada ano devido aos seus inúmeros benefícios e aplicações.

SANTOS (2010), afirma que associação da crescente evolução no mundo da química orgânica atrelado ao elevado desenvolvimento tecnológico, tem possibilitado um nível notável de procura, descoberta e utilização de materiais a base de polímeros, tornando-o um produto moderno, acessível e cada vez mais importante.

Na construção civil, a partir do século XX, particularmente na segunda metade, alguns dos materiais convencionais empregados na construção, foram sendo progressivamente substituídos por materiais poliméricos (LIMA; ROCHA; KONAGANO, 2012). Entre eles destaca-se os elastômeros, o produto que quase sempre vinha à mente em relação a ele nesse período era a borracha, que podia ser facilmente encontrada na natureza e depois fabricada artificialmente (TECNOLOGIA DE MATERIAIS, 2016).

Entretanto, com os avanços do progresso e da economia surgiram então, os elastômeros artificiais, dos quais o poliuretano é um dos maiores destaques, acompanhando as exigências feitas a materiais e processos.

De maneira geral, as matérias-primas selecionadas definem as propriedades físicas da peça ou aplicação, e são elas que fazem do elastômero sintético um substituto vantajoso em relação à borracha, PVC, polipropileno, poliamidas, polietileno, ABS e policarbonato, entre outros (TRABALHOS FEITOS, 2016).

Portanto nome elastômero foi adotado para designar um grupo de materiais que apresenta propriedades elásticas, suportando grandes deformações antes da sua  ruptura, não fazendo parte dos materiais plásticos. Possuem, portanto, a propriedade da elasticidade.

Eles são comumente denominados de borracha sintética, sendo polímeros que podem receber elevadas deformações elásticas sem que se deformem permanentemente, ou seja, podem sempre readquirir a sua forma original. Os mais utilizados são o neoprene (policloropreno), o butyl (isobutileno-isopreno) o teflon e o viton (politetrafluoretileno) o tiokol (polissulfeto) o SBR (estireno-butadieno), o adiprene (poliuretanapol) (LIMA; ROCHA; KONAGANO, 2012).

Sua aplicação na Construção Civil é bem vasta, pode ser empregado no processo de impermeabilização, impedindo a passagem indesejável de águas, fluidos e vapores, podendo conte-los ou escoá-los para fora do local que necessitamos proteger. Pode ser aplicado também no processo de revestimentos das edificações, onde são empregados nas juntas de assentamento (ou rejuntes) atuando no sentido de minimizar as tensões oriundas não só das movimentações da cerâmica como também de todas as camadas que envolvem o revestimento. E pode ser usado também na forma de silicone, podendo ser aplicado em três linhas básicas: selantes, hidrofugantes e aditivos. O selante de silicone é utilizado em vedações de caixilhos, de peças sanitárias e de juntas de dilatação (NASCIMENTO; GOMES; LUIZ, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com