TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palsticos e elastomeros

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 4

Plásticos

 e

 Elastômeros

Integrantes : Filipp Pereira nogueira Diniz

Instituição : Senai / Cetef

Curso Tec.: Mecânico

Disciplina : Tecnologia dos Materiais

Professor : André

Data : 07/05/2015

Apresentação do trabalho

Será apresentado a seguir alguns dos conceitos, características, utilização do tema que nos foi dado “Polímeros e Elastômeros.”

[pic 1]

Definição de plásticos e elastômeros

A diferença entre elastômeros e plásticos pode ser feita por analogia aos termoplásticos e termofixos: o primeiro através de um processo de aquecimento e moldagem, faz o material ser                    reutilizável, o processo térmico é reversível. Nos termofixos esse processo térmico não é reversível. A analogia entre o comportamento dos plásticos e elastômeros é que, em relação aos processos MECANICOS de estiramento, os elastômeros  (borrachas) são reversíveis,  esticando, eles aumentam de tamanho (comprimento) mas eles voltam ao tamanho inicial, ou próximo, quando a forca deformadora deixa de atuar, enquanto que os plásticos (termoplásticos ou termofixos) se deformam e, a partir de um certo valor do estiramento, não voltam ao tamanho (comprimento) original, são irreversíveis em relação a esse processo de deformação mecânica, enquanto os termofixos são irreversíveis em relação a processos de fusão térmica.
[pic 2]                   [pic 3]

Elastômeros

Os elastômeros são materiais poliméricos reticuláveis, a temperaturas inferiores à sua temperatura de decomposição. São duros e tipo vidro a baixas temperaturas e não são sujeitos a fluxo viscoso a altas temperaturas. Em vez disso, especialmente à temperatura ambiente, eles comportam-se de maneira “rubber-elastic”. Este comportamento é caracterizado pelos relativamente baixos valores de módulo de corte que são pouco dependentes da temperatura.

São conhecidos também como material macromolecular que recupera rapidamente a sua forma e dimensões iniciais, após cessar a aplicação de uma tensão.

Plásticos

Os plásticos são feitos a partir do petróleo. O petróleo é uma matéria-prima rica em carbono, e os plásticos são grandes compostos que contêm carbono. São grandes moléculas chamadas polímeros, que são compostos formados pela combinação de unidades menores(geralmente repetitivas) unidas por ligações covalentes chamadas monômeros. Os químicos combinam vários tipos de monômeros de maneiras diferentes para fazer uma variedade quase infinita de plásticos com propriedades químicas diferentes. A maioria dos plásticos é quimicamente inerte e incapaz de sofrer reações químicas com outras substâncias. Você pode armazenar álcool, sabão, água, ácido ou gasolina em um recipiente plástico sem dissolvê-lo. O plástico pode ser moldado em uma variedade quase infinita de formatos; portanto, você o encontra em brinquedos, xícaras, garrafas, utensílios, fios, carros, e até no chiclete. Os plásticos revolucionaram o mundo. Pelas suas propriedades mecânicas e térmicas, os plásticos de engenharia são usados em setores de alta tecnologia, incluindo o setor automotivo e o setor de eletroeletrônicos, e em produtos de consumo e industriais, como equipamentos esportivos e recreativos. Esses plásticos estão sendo usados progressivamente como alternativas ao aço e ao alumínio, resultando assim na significativa redução no peso e, consequentemente, aumentando a sustentabilidade e proporcionando maior liberdade para os designers. Os plásticos de engenharia oferecem qualidades funcionais inovadoras, como alto desempenho mecânico, químico e térmico e excelente aparência superficial, que são adaptadas para ajuste a aplicações individuais. No setor automotivo, as tecnologias dos plásticos oferecem aos fabricantes de automóveis tecnologias que antecipam as expectativas do cliente e as exigências normativas.

Composição desses materiais

Os Termoplásticos são feitos por cadeias que não estão conectadas quimicamente (ligações covalentes) ou ionicamente (atração eletrostática) com outras cadeias do mesmo polímero. Ex. Poli(Etileno) (PE), Policloreto de Vinila (PVC), Poli(Metacrilato de Metila) (MMA). Diz-se que as cadeias são lineares, pois elas não tem conexões fortes entre elas.  Esses polímeros tem uma temperatura de fusão ou de amolecimento mais ou menos definida e suas propriedades térmicas são reversíveis, pode fundir e moldar em diferentes formas varias vezes. Eles tem um peso molecular médio, mais ou menos definido e solventes apropriados separam as cadeias, dissolvendo-as.

Já os Termofixos ou Reticulados tem conexões entre as cadeias, formadas em geral por ligações químicas covalentes ou iônicas. Por exemplo, a borracha vulcanizada, onde ligações do tipo C - S e S - S acabam conectando diversas cadeias da borracha original. O conceito de Peso Molecular não é apropriado, pois as moléculas não são bem definidas devido a essas reticulações. Ao mesmo tempo, eles não fundem e não são dissolvidos em solventes, as reticulações não deixam as cadeias se separarem. O material pode "inchar" mas não dissolve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (146.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com