TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade Basica

Pesquisas Acadêmicas: Eletricidade Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  4.713 Palavras (19 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 19

Eletricidade Básica

MATÉRIA – Algo que possui massa e ocupa espaço. A menor partícula de matéria, em qualquer estado ou forma que existe, possui sua identidade, é chamada de molécula. Substâncias compostas por apenas um único tipo de átomo são chamadas de elementos, entretanto a maioria das substâncias existentes na natureza é composta.

Átomo - é considerada a parte constitutiva básica de toda matéria. Um elétron representa a carga elétrica negativa básica e, além disso, não pode ser dividido. Estes últimos são chamados elétrons "livres", porque podem ficar livres com facilidade da atração positiva dos prótons (núcleo) para formar o fluxo de elétrons num circuito elétrico. Os nêutrons, no núcleo, não possuem carga elétrica. O peso do elétron não é considerado. Na verdade a natureza da eletricidade não pode ser definida claramente, porque não se tem certeza se o elétron é uma carga negativa desprovida de massa (peso) ou uma partícula de matéria com carga negativa. Quando a carga positiva total dos prótons, no núcleo, se equilibra com a carga total negativa dos elétrons em órbita, em torno do núcleo, diz-se que o átomo possui carga neutra. Se um átomo tem escassez de elétrons, ou carga negativa, ele está carregado positivamente, e é chamado de íon positivo. Se ele possui um excesso de elétrons, diz-se que está carregado negativamente, e é chamado de íon negativo.

Transferência de elétrons - Os elétrons girando em torno do núcleo percorrem órbitas, chamados camadas. A camada mais próxima do núcleo pode conter no máximo dois elétrons. A segunda camada não mais do que oito elétrons; a terceira, dezoito elétrons; a quarta, trinta e dois; etc.

ELETRICIDADE ESTÁTICA – É a ausência do movimento de elétrons. A palavra estática significa "estacionária" ou "em repouso", e se refere à deficiência ou excesso de elétrons. A eletricidade estática tem pouca utilidade prática e, frequentemente, causa problemas. É difícil de controlar, e descarrega rapidamente. Cargas iguais se repelem e diferentes se atraem.

Produção de eletricidade estática - Eletricidade estática pode ser produzida por contato (uma substância carregada somente pode afetar objetos próximos por contato), por fricção (uma vareta de vidro esfregada com pelica torna-se carregada negativamente, mas se esfregada com seda torna-se carregada positivamente) ou por indução (Uma vareta carregada positivamente é aproximada, mas não toca fisicamente uma barra de metal descarregada). A transferência de elétrons se dá nas camadas ou órbitas externas do átomo, e são chamadas de elétrons livres. Campo eletrostático (ou dielétrico) - Existe um campo de força em torno de um corpo carregado. Esse campo é um campo eletrostático (às vezes chamado um campo dielétrico) e é representado por linhas estendendo-se em todas as direções a partir do corpo carregado, até onde houver uma carga oposta e com a mesma intensidade. Usando um detentor eletrostático, é possível mostrar que a carga é distribuída uniformemente sobre toda a superfície do disco. Outro exemplo refere-se à carga em uma esfera oca. Apesar de a esfera ser feita de material condutor, a carga é distribuída uniformemente por toda a superfície externa (área externa tem carga, pois é maior que a área interna). A distribuição de carga num objeto de forma irregular é diferente da que ocorre no caso de um objeto de forma regular, mostra que a carga em objetos, deste modo, não é distribuída uniformemente. A maior concentração de carga dá-se nas extremidades, ou áreas de curvatura mais acentuada.

FORÇA ELETROMOTRIZ (Pressão elétrica/DDP/FEM) = VOLT - É a força que impulsiona o elétron no interior do condutor, desde que haja diferença de potencial entre um ponto e outro. Os elétrons são repelidos do ponto carregado negativamente, e são atraídos pelo ponto carregado positivamente.

Fluxo de corrente ou corrente (Amper = A) - A corrente elétrica é formada por elétrons em movimento. Essa corrente é normalmente referida como "corrente" ou "fluxo de corrente", não importando a quantidade de elétrons em deslocamento. O fluxo de corrente é medido em ampères ou partes de ampères, por um instrumento chamado amperímetro. O impulso dos elétrons livres não deve ser confundido com o conceito de fluxo de corrente que diz respeito à velocidade da luz.

RESISTÊNCIA (OHM = Ώ) – É a dificuldade de o condutor oferecer deslocamento do elétron em seu interior. A propriedade de um condutor de eletricidade que limita ou restringe o fluxo de corrente elétrica é chamada de resistência. Embora fios de qualquer medida ou valor de resistência possam ser usados, a palavra "condutor", normalmente, se refere a materiais que oferecem baixa resistência ao fluxo de corrente, e a palavra isolador nomeia materiais que oferecem alta resistência para a corrente elétrica. Fatores que afetam a resistência - Dentre os quatro fatores mais importantes que afetam a resistência de um condutor, o 1º fator, um dos mais considerados, é o tipo de material do condutor. 2º fator de resistência é o tamanho do material (comprimento do condutor, quanto mais comprido, maior a sua resistência). 3º fator que afeta a resistência de um condutor é a área da seção transversal, ou a superfície de sua extremidade. 4º fator importante que influencia a resistência de um condutor é a temperatura. A resistência de poucas ligas, como constantan e maganin, muda muito pouco com as mudanças de temperatura ambiente. Se a área de seção transversal de um condutor é dobrada, sua resistência ao fluxo de corrente é reduzida à metade. Isto é verdadeiro porque implica no aumento da área em que um elétron pode se deslocar sem colisão ou sem ser capturado por outro átomo. Deste modo, a resistência varia inversamente em relação à área da seção transversal de um condutor. Fio é o MIL (0,001 de uma polegada). A melhor unidade de medição do comprimento do fio é o "Pé". Usando esses padrões a unidade das dimensões será MIL-PÉS. Então, um fio terá uma dimensão padrão se tiver mil de diâmetro e 1 pé de comprimento - 1000 MILS equivale a 1 polegada. Os fios são fabricados em dimensões numeradas de acordo com uma tabela conhecida como "American Wire Gage” (AWG). Os diâmetros de fio se tornam cada vez menores quando os números da espessura aumentam. Esse circuito contém uma fonte de F.E.M. (bateria de acumuladores), um condutor para permitir o fluxo de elétrons do terminal negativo para o positivo da bateria e um dispositivo de dissipação de força (lâmpada) para limitar o fluxo de corrente.

Condutor - Outra necessidade básica de um circuito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com