TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade básica-multimetro

Casos: Eletricidade básica-multimetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2013  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  1.474 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

O primeiro experimento no laboratório de eletricidade básica constituiu-se da medição da corrente elétrica de alguns resistores do Painel Minipa M-1101ª para que se confirmasse, ou não, o resultado esperado, dentro da margem de erro .

INTRODUÇÃO

O experimento realizado na aula de eletricidade básica consistiu em avaliar a veracidade das informações dadas na placa eletrônica, quanto à resistência elétrica de cada resistor em questão, a partir do multímetro.

Para auxiliar nesse processo foi utilizada uma tabela com informações que indicavam os resistores do estudo, tolerância ( que se referia a margem de erro válida por resistor, escrita em forma de porcentagem),valor nominal da resistência elétrica,valor mínimo, valor máximo e por fim o valor real calculado pelos alunos.

MATERIAIS E MÉTODOS

• Painel Minipa M-1101A

• Multímetro digital

• Tabela de código de cores dos resistores

Resistores são peças utilizadas em circuitos elétricos que tem como principal função converter energia elétrica em energia térmica, ou seja, são usados como aquecedores ou como dissipadores de eletricidade.

O multímetro é um dispositivo eletrônico utilizado para medir grandezas como: tensão elétrica, corrente elétrica e resistência. Para realizar tais medições, o multímetro conta com três modos de operação que basicamente o transforma em três aparelhos de medida: 1- Voltímetro 2- Amperímetro e 3- Ohmímetro.

Como os resistores são componentes muito pequenos e devem ter os valores de suas resistências facilmente identificados, costuma-se codificar este valor com o uso de uma série de faixas coloridas no corpo do resistor. Cada cor representa um algarismo. Para lermos o código do valor da resistência impresso no resistor devemos considerar que:

1. As faixas coloridas são lidas a partir da que está mais próxima de uma extremidade.

2. A primeira faixa colorida representa o primeiro algarismo do valor da resistência.

3. A segunda faixa colorida indica o segundo algarismo.

4. A terceira faixa representa a potência de dez pela qual devemos multiplicar os dois algarismos.

5. A quarta faixa, que é opcional, indica imprecisão no valor da resistência. Prateado indica 10% de imprecisão, dourado indica 5% e a ausência desta faixa representa imprecisão de 20%.

Na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com