TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade Basica

Trabalho Universitário: Eletricidade Basica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  510 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

Corrente elétrica

Corrente elétrico é o movimento ordenado de partículas elétricas por meio de um corpo. No estado natural, essas partículas, como elétrons. Cátions ou ânions ficam livres na natureza e em agitação pelas Condições térmicas ambientes. No entanto, quando é criado um Campo elétrico, essas partículas seguem um fluxo em sentido. Comum, através de um corpo que tenha capacidade pra isso. Essa capacidade se baseia no fato de haver, ou não, partículas eletrizadas.

No interior de um corpo. Os que têm muitas dessas partículas são chamados condutores. E existem os que quase não têm e, portanto não permitem que uma corrente elétrica passe por eles; são chamados de condutores. O campo elétrico é um espaço que sofre força elétrica. Esse tipo de campo acontece por ação de partículas elétricas como elétrons, prótons ou íons, e compreende o espaço em que essas partículas possam agir, seja qual for o sentido dessa força. Dependendo do corpo que sofrer essa ação, ele pode ser atraído ou afastado.

Existem dois sentidos para corrente elétrica, que são: sentido real, que sai do polo negativo para o polo positivo da fonte tensão(alternada ou continua), e o sentido convencional, que sai do polo positivo e volta para o polo negativo da fonte, para a corrente elétrica percorrer um resistor é necessário que haja uma fonte de tensão c.c ou c.a "resistor não tem polaridade", tipo: é o inverso de uma pilha que tem um polo positivo e outro negativo.

Resistência

Resistência elétrica é a característica de um condutor, um semicondutor ou isolante que limita a quantidade de fluxo de corrente. Ele é determinado pelas propriedades atômicas ou moleculares que podem permitir ou impedir o fluxo de elétrons livres através do material A lei de Ohm fornece a relação entre a resistência elétrica (R), a tensão (V) e o fluxo da corrente em amperes (A). Resistência é a relação entre a tensão da corrente. Para a mesma tensão, uma corrente superior é resultado de uma menor resistência. Um fusível elétrico destina-se a ter uma tensão muito baixa quando colocado em série com uma carga elétrica. Se a carga é 9,999 ohms e o fusível tem uma resistência de 0,001 ohms, uma tensão de alimentação 10 volts (V) produzirá uma corrente de 1 A e a tensão sobre o fusível é insignificante em 0.001 V Vários elementos com resistência elétrica têm diferentes usos em aplicações elétricas. Prata e ouro são elementos de baixa resistência que são utilizados para aplicações especiais como micro bonding, usado na indústria de semicondutores. Cobre é o condutor comercial mais utilizado por ter um custo relativamente baixo e boa resistência elétrica.

Medimos um resistor com um multímetro onde os valores:

Resistor Valor Nominal Tolerância Valor medido R%

R1 2700 5% 2,64 2,69%

R2 1000 5% 9,77 0,023%

R3 270 5% 269 3,70%

R4 100 5% 099 0,01%

Circuito 1:

Onde a corrente e continua onde usamos o valor medido do resistor com exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com