TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletromagnetismo

Resenha: Eletromagnetismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Resenha  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

1) O imã, também conhecido como magneto, é uma substância que possui a capacidade de atrair substâncias magnéticas (ferro ou outros metais).

existem dois tipos de imãs: Imãs Naturais e Imãs Artificiais. Os imãs possuem dois polos (norte e sul). Caracteristicas: cria um campo magnético ao seu redor, atrae substâncias magnéticas (ferro ou outros metais), é capaz de imantar outro metal. Propriedades: inseparabilidade de pólos. Se você divir um ímã ao meio dois novos ímãs (menores) surgirão, suspenso pelo seu centro de gravidade, tende a manter sempre a mesma orientação ao campo magnético da Terra, atração e repulsão, inseparabilidade dos pólos dos imãs.

2) Os polos de um ímã são inseparáveis. Se cortamos um ímã, os polos norte e sul não ficam isolados. Na parte correspondente ao polo norte aparece um novo polo sul; e na parte correspondente ao polo sul primitivo aparece um novo polo norte. Na natureza não existe um único polo magnético norte ou sul isolado: eles sempre existem aos pares, formando um ímã.

3) A Temperatura de Curie (Tc), ou o Ponto de Curie, é a temperatura na qual um material ferromagnético perde a sua propriedade magnetica, atingindo a temperatura de Curie, ocorre um desarranjo na organização do pólos magnéticos e os materiais perdem suas propriedades magnéticas, esta temperatura, é constante para cada substância.

4) Quando a agulha magnetica é colocada próxima de uma corrente elétrica, essa agulha é desviada de sua posição e o deslocamento da agulha só se explica pela formação de um campo magnético, que se formou em torno do condutor percorrido por corrente elétrica.

5) linha de indução toda linha que, em cada ponto, é tangente ao vetor campo magnético e é orientada no seu sentido. As linhas de indução são uma simples representação gráfica da orientação do vetor campo magnético em certa região do espaço.

6) Sim. Um fio percorrido por uma corrente elétrica gera a sua volta um campo magnético, esse campo é proporcional à intensidade da corrente, isto é, quanto mais intensa for a corrente elétrica que percorre o fio, maior será o campo magnético produzido a sua volta.

7) Ao colocarmos uma bussola próximo a um condutor percorrido por uma corrente elétrica, ela se orienta em um sentido. Ao cessar a corrente ela assume a orientação anterior.

8) Usamos o polegar para indicar o sentido da corrente elétrica e os demais dedos indicam o sentido do campo magnético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com