TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimentos De Eletromagnetismo

Ensaios: Experimentos De Eletromagnetismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  697 Visualizações

Página 1 de 2

Limalhas de ferro

Neste experimento vimos que as limalhas de ferro tem pouca massa, então ela não só alinha seus dipolos magnéticos como também seguem na direção do ponto de terra. O ponto magnético de um imã pode atravessar alguns materiais como papel, por isso se colocarmos um imã sob um papel e sobre ele pulverizarmos limalha de ferro, estas se alinharam sobre o campo magnético do imã, revelando assim os desenhos da linha de campo.

Variação do Fluxo Magnético

Quando um imã é aproximado da bobina, o ponteiro do amperímetro sofre uma deflexão, indicando que há uma corrente. O experimento feito no laboratório foi com leds, e de acordo com a aproximação do imã o led acendia. Quando trocávamos os polos, o led acendia quando o imã era afastado. Se o imã se movimentar no interior da bobina temos uma corrente alterada.

Bússola – Experimento de Osterd

No experimento feito em sala, quando a corrente elétrica passou pelo fio, as agulhas se posicionaram de forma perpendicular as espiras. Quando a corrente cessou, as agulhas voltaram a sua posição original, em seguida será invertido o sentido da corrente elétrica, o polo sul terrestre é o polo norte magnético e o polo norte terrestre é o polo sul magnético.

Obs.: Toda corrente elétrica cria um campo magnético perpendicular e circular a sua volta.

Transformador

Quando uma corrente alternada circula por uma bobina que está envolvendo um bastão de ferro magnético e tem sobre ela anéis de alumínio, é preciso ajustar essa corrente através do amperímetro. Os anéis de alumínio levitam conforme a corrente. Acionando o interruptor que está conectado em série com a bobina, a circulação da corrente elétrica na bobina é interrompida e os anéis param de levitar. Religando o interruptor, os anéis voltam a levitar, lembrando que quanto maior a intensidade da corrente, mais os anéis se afastam da bobina.

Motor Elétrico

Neste experimento, através do movimento rotatório da manivela, a bobina será girada diante de um imã no interior do motor, gerando uma tensão elétrica, proporcionando a propagação da corrente elétrica através do acionamento de um led e do radinho. Neste caso o movimento produziu energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com