TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrostatica

Pesquisas Acadêmicas: Eletrostatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 4

A eletrostática é a parte da eletricidade que estuda as cargas elétricas geralmente em repouso, e daí vem o nome eletrostática.

Carga Elétrica:

A eletricidade estática está em toda parte, no entanto nem sempre é possível notarmos isso, uma vez que em equilíbrio não notamos os fenômenos decorrente dela. Os efeitos da eletricidade estática às vezes podem ser perigosos e é por isso que devemos saber reconhecê-los. Podemos citar como exemplos simples de fenômenos de eletricidade estática faíscas e relâmpagos que nada mais são do que descargas elétricas.

Tudo que existe no nosso mundo e fora dele possui uma quantidade enorme de carga, mas nem sempre conseguimos notar isso devido ao equilíbrio existente entre essas cargas, ou seja, existe o mesmo número de carga em cada objeto ou ser e é isso que denominamos equilíbrio. Para entendermos um pouco mais sobre cargas vamos falar um pouco sobre o átomo.

- O átomo:

Tudo o que existe dentro e fora do nosso mundo é formado por átomos, e esses por sua vez é formado por algumas outras partes menores ainda, Nesse caso vamos falar dos prótons, dos elétrons e dos nêutrons para que possamos entender melhor o conceito de carga elétrica.

Os elétrons e os prótons possuem uma característica em comum, ou seja, os dois possuem cargas elétricas de mesma intensidade, porém com sinais contrários. Os elétrons possuem carga negativa e giram na região chamada de eletrosfera que fica em torno de um núcleo (núcleo atômico). Os prótons por sua vez possuem cargas positivas e ficam localizados no núcleo atômico juntamente com os Nêutrons. Os Nêutrons possuem carga considerada nula e é necessário para a estabilidade de quase todos os núcleos atômicos, com exceção do átomo de hidrogênio.

O número de prótons e elétrons em um átomo é sempre igual e dizemos que o átomo é eletricamente nêutron. No entanto esse átomo pode perder ou ganhar elétrons e nesse caso dizemos que ele está eletrizado positivamente quando perde elétrons e eletrizado negativamente quando ganha elétrons. O átomo quando está eletrizado é chamado de íon.

-Eletrização de um corpo:

A eletrização de um corpo acontece de forma semelhante à de um átomo. Quando o número de prótons em um corpo é igual ao número de elétrons, esse corpo está eletricamente neutro, ou seja, não existem elétrons a mais ou a menos da quantidade de prótons. Quando acontece o inverso, ou seja, o corpo possui um número maior de elétrons ou um número menor ele adquire uma carga elétrica chamada de Q.

Q = n.e

Q = Carga elétrica (a carga eletrica Q é positiva quando o corpo perde elétrons, e será negativa quando o corpo ganha elétrons.)

n= numero de eletrons.

e = carga elementar (carga do eletron em modulo)

Entre dois corpos eletrizados existe uma força elétrica que pode ser de atração ou repulsão dependendo da carga elétrica deles. Corpos eletrizados com carga de mesmo sinal se repelem, e corpos eletrizados com carga de sinal contrário se atraem.

-Condutores e isolantes:

O que diferencia os materiais condutores dos isolantes é a capacidade de cargas se moverem facilmente por eles. Isso ocorre nos materiais condutores, pois esses possuem elétrons livres, ou seja, elétrons fracamente ligados ao núcleo e com forte potencial de se desprenderem do mesmo caso ganhem energia. Uma vez que o elétron se desprende da camada de valência do átomo

(camada mais afastada do núcleo) ele consegue se locomover facilmente pelo material ou substância. Por conseguinte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com