TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação Eletrostática Na Industria

Ensaios: Aplicação Eletrostática Na Industria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  2.409 Visualizações

Página 1 de 3

O gás proveniente do processo entra no precipitador trazendo consigo partículas suspensas, as quais passam pelos eletrodos de descarga de alta voltagem. Os eletrodos, através de um efeito corona, emitem íons com carga negativa no gás.

O gás carregado negativamente em torno de cada eletrodo age sobre as partículas, tornando-as também negativas, as quais são atraídas para os eletrodos de polaridade oposta, como por exemplo, as placas coletoras.

As partículas, com carga negativa, aderem à placa coletora aterrada. Os batedores têm a função de desgrudar o aglomerado de partículas, que caem pelas tremonhas para remoção.

Usina de pelotização Ramo de siderurgia Extração e refino

Precipitadores eletrostáticos são aplicados a diversas indústrias, tais como geradoras de energia, petroquímicas, papel e celulose, cimentos e refinarias.Embora a operação de um precipitador seja simples e essencialmente a mesma para todas as indústrias, envolvendo a carga de partículas, coleta, "desgrude" e remoção, o dimensionamento de um precipitador é uma complexa combinação de arte e ciência. A equação utilizada em dimensionamento de precipitadores eletrostáticos é a equação Deutsch modificada:

A é a área de superfície da placa coletora; V é o volume de gás; W é a taxa de precipitação; Y é um exponente variável baseado em dados de testes específicos para cada aplicação.

Os fatores que influenciam no dimensionamento do precipitador são: Volume de gás Carga de entrada no precipitador Carga requerida de saída; Opacidade requerida de saída Resistividade do pó particulado Tamanho da partícula

Resistividade é o termo usado para descrever a resistência de um meio ao fluxo de uma corrente elétrica. Por definição, resistividade ( ohm-cm ) é a resistência elétrica de uma amostra de pó com seção transversal de 1cm² e comprimento de 1cm.

Os níveis de resistividade são divididos em três categorias:

Baixo: abaixo de 1x105 ohm-cm Médio: Entre 1x105 e 1x1011 ohm-cm Alto: Acima de 1x1011 ohm-cm

Partículas no nível médio de resistividade são as mais satisfatórias para a funcionalidade dos precipitadores eletrostáticos, pois as partículas no nível baixo recebem facilmente a carga, e no contato com as placas coletoras perdem rapidamente a carga negativa e são soltas pela placa de volta ao fluxo de gás, podendo ou não serem ionizadas novamente pelo campo Corona. Já as partículas com alta resistividade podem causar o efeito back corona, que consiste em uma descarga localizada na placa coletora pela superfície estar coberta por um material não condutivo.

A resistitidade é influenciada pela temperatura do gás de processo e por agentes condicionadores, tais como a umidade do gás e composição química da cinza. Alguns componentes químicos, como enxofre e sódio tendem a reduzir a resistividade, enquanto outros tipos, como SiO2, Al2O3 e Ca tendem a aumentar a resistividade. Nestes casos, onde é encontrada a alta resistividade, o condicionamento do gás de processo, por exemplo, com SO3, pode-se reduzir a resistividade para um valor otimizado, reduzindo deste modo o tamanho do precipitador.O tamanho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com