TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrônica básica

Tese: Eletrônica básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  1.935 Palavras (8 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 8

Eletrônica Básica

(17/02/11)

Introdução

Elementos com eletricidade iniciaram por volta de 600 a.C. → Tales de Mileto com âmbar + atrito + palha. No século XVIII Benjamin Franklin denominou carga elétrica. → Responsável pelo fenômeno observado por Tales. Também verificou a existência de 2 cargas. →Positiva e Negativa. Então surgiu a 1ª Lei da Eletricida: “Cargas elétricas iguais se repelem e cargas elétricas iguais se atraem.

Já no século XIX, Thompson verificou a existência da partícula elétron. (CARGA ELÉTRICA NEGATIVA).

No mesmo período, Rutherford verificou a existência de outra partícula próton. (CARGA ELÉTRICA POSITICA).

Desta forma, o modelo atômico de Thompson surgiu.

O fenômeno de eletrização pode ser verificado neste modelo, onde um corpo se apresenta carregado negativamente se ganha elétrons e carregado positivamente se perde elétrons. → Ou ainda em estado neutro caso a carga positiva seja equivalente a carga negativa. No início do século XX verificou-se a existência de uma 3ª carga neutra, chamada nêutron, e também o modelo atômico de Thompson deu lugar ao modelo atual.

Definição:

- Eletrização por contado: é o processo pelo qual um corpo eletricamente neutro passa a apresentar um desequilíbrio de cargas, ou pela perda de elétrons, ou pelo ganho de elétrons em contato com outro corpo carregado.

- Eletrização por indução: análogo a eletrização por contato, porém sem o contato físico entre os corpos. Isso é feito apenas pela aproximação destes corpos, é um meio dos elétrons moverem-se.

Diferença de potencial elétrico: A DPE entre dois pontos no espaço é definida como sendo o trabalho necessário para deslocar uma carga de 1 Coulomb de um ponto ao outro. Essa DPE é dada em volt (V).

- Corrente elétrica: é o fluxo diferenciado de cargas elétricas através de um elemento. Sempre medida através de um diferencial (uma seção de um cilindro p.e.). E seu valor consiste na utilidade de cargas que ultrapassa esse diferencial. Este fluxo é dado em ámpere (A).

- Condutores e Isolantes: Materiais que apresentam pouca oposição ao fluxo elétrico são chamados de condutores, já elementos que apresentam grande oposição ao fluxo elétrico são chamados de isolantes. Isto é definido pela característica das ligações elétricas. → Elétrons fracamente ou fortemente ligados ao núcleo.

- Resistência elétrica: é a propriedade que expressa a maior ou menor capacidade de se opor ao fluxo elétrico, depende apenas do material de que é feito e do seu tamanho. Seu valor é dado em Ohm (Ω).

LEI DE OHM

I=V/R

(22/02/11)

Análise de Circuito

Significa buscar o valor de todas as grandezas elétricas de um circuito. A lei de Ohm e o cálculo da resistência equivalente são considerados análises de circuito, porém com certas limitações: exclusivamente para circuitos com apenas uma fonte de tensão e N resistores:

Definições:

Nó: é um ponto onde dois ou mais elementos têm uma conexão comum. Laço: é um laço que não contém outro laço. Corrente de malha: é a corrente “i” que percorre o perímetro da malha. Para cada malha do circuito existirá uma corrente de malha. Obs.: A corrente de malha é uma abstração matemática da corrente real, podendo não representar o componente físico real.

LEIS DE KIRCHHOFF

1ª Lei: Leis das correntes: A soma algébrica de todas as correntes que entram (ou saem) em qualquer nó é nula.

2ª Lei: Lei das tensões: A soma algébrica de todas as tensões em um laço é nula.

Técnica de Análise

(Passos)

1 – Para cada malha do circuito, adotar uma corrente de malha. 2 – A partir de um nó, percorrer a malha, somando-se a tensão de cada elemento. A tensão nos resistores é obtida a partir da Lei de Ohm. O percurso termina no nó de partida e este somatório é nulo. Se este procedimento tiver sucessos nas malhas do circuito, teremos um sistema de N variáveis (as N correntes de malha) cuja solução será o valor das correntes. 3 – Em circuitos que contenham fontes de corrente e somam-se algebricamente as correntes de todos os nós que formam nó. O resulta do dessa soma é nulo. Aplica-se esse procedimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com