TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia de Produção Controle de Nível

Por:   •  17/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

BACHARELADO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

BACHARELADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

DAVID JOSÉ F. GOMES - 21937

VINICIUS ARTHUR R. MARTINS - 47020

AMANDA CAMILA MARQUES DE ASSIS - 27017

GUILHERME DA SILVA - 21921

 APS - SISTEMA DE CONTROLE DE NIVEL

PAULÍNIA

2020


DAVID JOSÉ F. GOMES - 21937

VINICIUS ARTHUR R. MARTINS - 47020

AMANDA CAMILA MARQUES DE ASSIS - 27017

GUILHERME DA SILVA - 21921

Trabalho de Atividade Prática Supervisionada – apresentado à Coordenação como parte dos requisitos necessários para a aprovação em componente curricular APS do Curso Engenharia Produção e Química.

Orientador: Prof. Paulo Bianco

PAULÍNIA

2020

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo de desenvolver um protótipo eletrônico de controle de nível de água a ser despejada em um recipiente, onde será integrado a outros projetos desenvolvidos por turmas do 3º semestre de Engenharia de Produção e de Química sob a supervisão do Professor Paulo Bianco. Nesse relatório irá ser descrito em etapas como foi o processo de desenvolvimento desde componentes utilizados informações técnicas dos equipamentos, cotação de peças utilizadas, montagem do sistema e diagrama do projeto para demonstração do seu funcionamento. O grupo realizou uma grande pesquisa com intuito de desenvolver um equipamento simples de ser utilizado, fácil locomoção sendo também extremamente funcional e mantendo um baixo custo de manutenção. No final de todo processo após ser integrado com os projetos dos demais grupos, o seu intuito final é desenvolver um protótipo de máquina de produção de tinta à base de água e corante alimentício.


ABSTRACT


        

This work aims to develop an electronic water level control prototype to be poured into a container, where it will be integrated with other projects applied by classes in the 3rd semester of Production and Chemical Engineering under the supervision of Professor Paulo Bianco. In this report, it will be described in the steps how the development process was based on components used, technical information of the equipment, quotation of used parts, assembly of the system and project diagram to demonstrate its operation. The group carried out a great research in order to develop a simple equipment to be used, the easy locomotion being also extremely functional and maintaining a low maintenance cost. At the end of the whole process after being integrated with the projects of other groups, its final execution is to develop a prototype of a machine to produce water-based paint and food coloring.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2.        ETAPAS DO PROCESSO        7

2.2. OBJETOS UTILIZADOS        7

2.3. ORÇAMENTO        7

2.4. INFORMAÇÕES DOS OBJETOS        8

2.5. METODOLOGIA DE FUNCIONAMENTO        15

3. CONCLUSÃO        17


  1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho será desenvolvido um protótipo de sistema para controle de nível, tendo seu foco principal em ser utilizado como um conjunto de peças que terá na sua ideia final que ser acoplada em uma máquina de produção de tinta. Será visto a utilização de bomba d´água, sensor de nível, ligações elétricas, uso de contator e disjuntor, tendo também a utilização de canos de PVC, mangueiras, braçadeiras e adaptadores. O circuito foi planejado para ser utilizado em uma tensão de 110v mesmo obtendo alguns equipamentos que suporta a tensão de 220v, pois se trata de uma tensão simples de ser encontrada possibilitando a sua utilização em diversos cenários, tendo a sua capacidade de operação dependente de um fornecimento ininterrupto e estável de água e eletricidade para assim obter 100% de seu aproveitamento.


  1. ETAPAS DO PROCESSO

2.2. OBJETOS UTILIZADOS

Para a montagem do protótipo de sistema de controle de nível, o grupo decidiu utilizar equipamentos de fácil instalação, utilização, confiável e com baixo custo de manutenção. Sendo eles:

[pic 2]

Tabela 1 - Lista de Objetos utilizados

2.3. ORÇAMENTO

A cotação de valores dos objetos utilizados foi realizada com bases em valores de anunciantes do site do mercado livre, visando a entrega com em menor tempo, disponibilidade e custo.

[pic 3]

Tabela 2 - Orçamento dos Produtos

2.4. INFORMAÇÕES DOS OBJETOS

  • Caixa D’água

Será utilizada como armazenamento de água para reabastecimento conforme demanda do protótipo, na Figura 1 podemos ver formato e posicionamento.

[pic 4]

Figura 1 - Caixa D'água de 24Litros

  • Sensor de Nível

O sensor de nível vertical tem a função de interromper/acionar o circuito elétrico do sistema, assim obtendo uma alta precisão e controle do nível de água e corante, se mantando sempre no nível esperado.


[pic 5]

Figura 2 - Sensor De Nível P/ Eicos La26m-40

  • Bomba d’ Água Periférica

Á bomba d’água tem a função de locomover a água da caixa para o reservatório principal a partir de sua ativação.

[pic 6]

Figura 3 - Bomba Periférica

  • Mangueira de jardim

O propósito da mangueira de jardim é ser utilizada como meio de transporte de água para funcionamento contínuo no processo de abastecimento da Caixa d’agua, tendo uma ponta conectada a mangueira e outra na caixa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com