TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio De Adensamento Do Solo

Casos: Ensaio De Adensamento Do Solo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  535 Palavras (3 Páginas)  •  882 Visualizações

Página 1 de 3

Ensaio de adensamento do solo

Objetivo do ensaio:

Realização do ensaio de adensamento em corpo de prova indeformado de solo. Construção de curvas que relacionam deformações com o tempo e índices de vazios com pressões.

Definição dos parâmetros:

O adensamento do solo é basicamente a redução dos vazios devido a uma carga aplicada sobre o mesmo. Frequentemente observado em prédios, onde se tem uma pressão muito alta atuante sobre o solo, caso não seja calculado de forma correta pode acarretar em recalques diferenciais, danificando ou até mesmo condenando a edificação.

Equipamentos:

- Prensa devidamente equipada com a célula de adensamento (edômetro);

- Instrumento (extensômetro mecânico ou transdutor elétrico de deslocamento) para a realização das medidas de deformações;

- Jogos de pesos para transmissão de pressão ao corpo de prova;

- Cronômetro para o acompanhamento dos tempos de leituras.

Metodologia do ensaio:

- O corpo de prova, sem sofrer deformações, é talhado através do próprio molde cilíndrico usado na prensa;

- Instala-se o corpo de prova entre duas pedras porosas, no edômetro, o qual deve estar cheio de água para a saturação por 24 horas. - Aplica-se uma determinada (pressão) no corpo de prova e realizam-se leituras no extensômetro nos instantes 15 e 30s, 1, 2, 4, 8, 15, 30 min etc, até que haja estabilização das deformações.

- Dobra-se a carga aplicada e procede-se como descrito anteriormente. - Índice de Vazios num instante qualquer: e = h/hs - 1, sendo hs = ho /(1+eo), onde: e - índice de vazios; h - altura do corpo de prova no dado instante; hs - altura reduzida do corpo de prova (altura de sólidos); ho - altura inicial do corpo de prova; eo- índice de vazios inicial.

- Pressão Aplicada= Carga aplicada/Área do corpo de prova.

Resultados:

Curva Deformação-Tempo - Marca-se os valores das deformações nas ordenadas em escala aritmética e dos tempos nas abscissas, para cada estágio de carga.

O adensamento total (U=100%) ocorrerá no ponto de interseção das tangentes à parte central acentuada da curva. O adensamento nulo (U=0%) será determinado escolhendo-se dois instantes t e 4t em cima da curva. Obtém-se a diferença entre suas ordenadas e este valor é lançado verticalmente acima da ordenada correspondente a t. A leitura no eixo das deformações será o valor procurado.

O adensamento 50% será lido exatamente a meio caminho entre U=100% e U=0%. O valor do tempo para os 50% de adensamento servirá para que o coeficiente de adensamento (cv) seja calculado através da relação:

cv = 0,197.Hd²/t50, onde: Hd - metade da altura do corpo de prova.

Curva Índice de Vazios-Pressão - Marca-se os valores dos índices de vazios em escala aritmética, nas ordenadas, e as pressões em escala logarítmica, nas abscissas. Deste gráfico é extraído o índice de compressão (cc), o qual define a inclinação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com