TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obras de Terra Ensaio de Adensamento

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 8

Centro Universitário Padre Anchieta

Curso de Engenharia Civil

PAULO ROBERTO SPINA

RA: 1006485

Turma: 8ºA

Trabalho de Obras de Terra:

Ensaio de Adensamento

 

INTRODUÇÃO

        O engenheiro civil tem a responsabilidade de ter conhecimento técnico suficiente para resolver problemas. Na mecânica dos solos, muitas das ações técnicas dos engenheiros são tomadas após ter ocorrido o problema, por falta de conhecimento técnico e precaução. Visando evitar estas situações, esse trabalho consta um aprofundamento teórico com exemplos práticos sobre o fenômeno de adensamento nos solos. Nesta ocasião, realizou-se ensaio de adensamento unidimensional e determinação da densidade real, seguindo-se as normas brasileiras referentes a cada caso.                                                Esses ensaios tem objetivo de estimar a taxa com que estes recalques ocorrem com o tempo, que são de suma importância para se projetar uma fundação estática durante toda a vida útil da estrutura a ser projetada sobre a mesma. A compressão de um solo ocorre principalmente devido à diminuição do seu volume de vazios. Portanto, estando os vazios de um solo completamente cheios de água, a compressão só pode ocorrer em consequência da expulsão da água dos vazios. . A compressão gradual de um solo nestas condições, induzida por forças estáticas de gravidade, como seu peso próprio e o do das estruturas construídas sobre ele, é denominada adensamento. Não é sinônimo de compactação, que é a compressão artificial do solo por meio de processos mecânicos, onde a diminuição dos vazios do solo se dá por expulsão do ar contido em seus vazios, de forma diferente do processo de adensamento, onde ocorre a expulsão de água dos interstícios do solo.                                                                                                O método requer que um elemento de solo, mantido lateralmente confinado, seja axialmente carregado em incrementos, com pressão mantida constante em cada incremento, até que todo o excesso de pressão na água dos poros tenha sido dissipada.                                Durante o processo de compressão, medidas de variação da altura da amostra são feitas, e estes dados são usados no cálculo dos parâmetros que descrevem a relação entre a pressão efetiva e o índice de vazios, e a evolução das deformações em função do tempo.                                                Os dados do ensaio de adensamento podem ser utilizados na estimativa, tanto da magnitude dos recalques totais e diferenciais de uma estrutura ou de um aterro, como da velocidade desses recalques, explicados pela Teoria de Terzaghi e analisados pelos métodos desenvolvidos por Taylor e Casagrande.

  1. PREPARAÇÃO DAS AMOSTRAS PARA ENSAIO:

As amostras foram coletadas pelo professor Edgar Odebrecht, de um local desconhecido, e trazidas ao laboratório dentro do mostrador envolto em filme plástico para manter o teor de umidade natural

  1. PROCEDIMENTO REALIZADO PARA O ENSAIO DE ADENSAMENTO:

2.1 Equipamentos: Apresentam-se abaixo os equipamentos utilizados no ensaio de adensamento ,conforme descrita na norma MB-3336:

  Prensa de adensamento (sistema de aplicação de carga);

  Célula de adensamento- proporciona meios de aplicação de cargas verticais;

  Anel de adensamento, seguindo as exigências de diâmetro interno, altura e rigidez de acordo com a norma;

  Pedras porosas;

  Balança com precisão de 0,1 g;

  Relógio e cronômetro;

  Extensômetro com resolução de 0,01 mm;

  Cápsulas;

  Estufa;

  Equipamentos diversos: paquímetro, espátulas, entre outros

2.2 Execução do ensaio:

A amostra chegou ao laboratório envolta num filme plástico, seguindo as técnicas de coleta em campo. Não há conhecimento sobre o local e preparação da amostra, assim como a umidade do ambiente no qual foi coletada. No entanto, considera-se que no laboratório não houve variações de umidade e temperatura significativas. Antes de submeter a amostra ao sistema de aplicação de carga, determinou-se o diâmetro interno, a massa e a altura do anel.                                                                                        Também se pesou três cápsulas numeradas, e nelas foram colocadas porções de amostras a serem secas em estufa para proceder o cálculo de umidade. As cápsulas foram pesadas com a amostra in natura e depois de secas também. O corpo de prova da amostra foi extraído de tubo a mostrador com corte de serra de fio metálico, um cilindro de cerca de 2 cm maior que a altura do anel. O corpo de prova foi talhado junto ao topo do anel com ferramenta adequada, possibilitando correta base e topo. O anel foi colocado na célula de adensamento e ajustada à prensa de adensamento. Após a montagem da célula instalou-se também o extensômetro. Na prensa de adensamento, o corpo de prova recebeu cargas (pressões) de assentamento. Iniciou-se com uma carga de 100g, fazendo leituras no extensômetro em tempos de 0s, 15s,30s, 60s, 2 min, 4min, 8mim, 15 mim, 30mim, 1h, 2h, 4h, 8h e 24h. A cada 24h o peso no aparelho era duplicado, ou seja: 100g, 200g, 400g, 800g, 1600g, 3200g e 6400g; e feitas leituras nos mesmos intervalos de tempo. Ao final do procedimento de carregamento fez-se o descarregamento do corpo de prova, retirando os pesos em estágios e em proporções inversas ao carregamento, fazendo as de vidas leituras no extensômetro.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

[pic 19]

[pic 20]

[pic 21]

[pic 22]

2. CÁLCULO DO COEFICIENTE DE ADENSAMENTO (CV) PELO MÉTODO DE TAYLOR:

Procedimento de cálculo:

•Determinação do 0% de adensamento (cont.):                        

1. Prolonga o trecho reto da curva √t x altura até interceptar o eixo y. Este ponto corresponde a 0% de adensamento.                                

•Determinação de 90% de adensamento (cont.):                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (482.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com