TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio de massa especifica

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  2.870 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CAMPUS PATO BRANCO

BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

ISABELA DOERTZBACHER

JOÃO EDUARDO BERTOGLIO

KAROLYNE AMARAL

NICOLAS AVER

PATRICIA VINCENZI

ENSAIO – MASSA ESPECÍFICA

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA

PATO BRANCO

MAIO DE 2015


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 REVISÃO DE LITERATURA        

3 PROCEDIMENTO        

4 RESULTADOS        

5 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

A massa específica absoluta é uma propriedade do material que consiste na massa da unidade de volume do material sólido, excluindo deste os vazios permeáveis e os vazios entre os grãos do agregado, o que a difere da massa unitária. A massa específica serve principalmente para calcular o peso, que é usado na determinação do traço das argamassas e concretos.

A determinação da massa específica de agregado miúdo é feita, conforme estabelece a NBR 9976, com auxílio do frasco especial, denominado frasco de Chapman, que permite medir o volume total ocupado pelos grãos da amostra de agregado, cuja massa é previamente medida em estado seco.

Na determinação da massa específica do agregado miúdo, conforme a NBR 9937, a amostra é secada até peso constante, isto é, até que seu peso determinado em duas medições consecutivas, espaçadas não menos de duas horas, na difiram entre si mais de 0,1 %.

Este relatório tem por objetivo analisar a massa específica. Utilizando os seguintes materiais: frasco de Chapman, balança, água e areia. Então através dos valores obtidos e de relações matemáticas analisar a massa específica.

2 REVISÃO DE LITERATURA

De acordo com a NBR 9776, massa específica é uma propriedade intrínseca do material, pois se trata da relação entre a massa do agregado seco em estufa (100º C à 110º C) até constância de massa e o volume igual do sólido, excluindo os poros permeáveis.

Seus valores devem ser expressos em g/cm³ (gramas por centímetro cúbico). Sua determinação é feita através de equipamentos especiais, geralmente pelo frasco de Chapman. Segundo Petrucci, preferencialmente a massa específica real do agregado miúdo gira em torno de 2,65 kg/dm³. Suas determinações consecutivas entre amostras de um mesmo material (agregado miúdo) não deve diferir-se de mais de 0,05 g/cm³.

Fazendo o uso do frasco de Chapman, a massa específica do agregado miúdo pode ser encontrada através da equação:

        (1)[pic 1]

Onde L é a leitura do frasco do volume ocupado pelo conjunto água-agregado miúdo, 500 representa a massa de agregado miúdo utilizado e 200 representa a quantidade de volume de água em cm3.

Através dela, pode-se determinar o volume do agregado miúdo ocupado no concreto.

3 PROCEDIMENTO

Para realizar o procedimento do ensaio, pesou-se 500 gramas de agregado miúdo (areia seca), e paralelamente foram colocado 200 cm³ de água no frasco de Chapman. Após isso foi introduzida a areia cuidadosamente no recipiente com o auxílio de um funil e então se misturou os dois com movimentos circulares cuidadosos a fim de eliminar as bolhas de ar, visto que, as paredes do frasco não devem ter grãos aderidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (231.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com