TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Ensaio de Massa Específica do Cimento Portland por meio do frasco de Le Chatelier

Por:   •  24/10/2017  •  Ensaio  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Tiago Andrade de Jesus

Wallace dos Santos Militão

Relatório de Ensaio de Massa Específica do Cimento Portland por meio do frasco de Le Chatelier

Feira de Santana

2016

Tiago Andrade de Jesus

Wallace dos Santos Militão

Relatório de Ensaio de Massa Específica do Cimento Portland por meio do frasco de Le Chatelier

Relatório solicitado como pré-requisito para avaliação na disciplina Materiais de Construção Civil ll, do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana - BA.

Orientador: Profº. Rafael Campos.

Feira de Santana

2016

1 – INTRODUÇÃO

O cimento Portland é o produto obtido pela pulverização do clínquer constituído essencialmente de silicatos hidráulicos de cálcio, com certa proporção de sulfato de cálcio natural, contendo, eventualmente, adições de certas substâncias que modificam suas propriedades ou facilitam seu emprego.

O conhecimento da massa específica do cimento permite controlar os teores de escoria e pozolana na mistura com o clínquer e o gesso, durante a fabricação de cimento Portland de alto forno e pozolânico e serve como dado necessário para obter o traço da mistura da argamassa, para o cálculo da finura pelo método da permeabilidade ao ar, além de ser também um dado importante no cálculo do desgaste de concretos e argamassas.

2 – OBEJETIVO

        Determinar, de acordo com a norma NBR NM 23, a massa específica do Cimento Portland através do ensaio de Le Chatelier, prescrevendo todo método.

3 – MATERIAIS UTILIZADOS

        Para a execução do ensaio usou-se os seguintes materiais:

  • Cimento Portland CPll-Z 32;
  • Frasco volumétrico de Le Chatelier;
  • Funis de haste longa e curta;
  • Balança de presição de 0,01g;
  • Recipiente;
  • Peneira #150mm;
  • Termômetro com precisão de 0,5ºC;
  • Banho termorregulador, cujo nível d’água atinjiu a marca de 24cm³ da graduação do frasco de Le Chatelier quando imerso, bem como a temperatura durante o ensaio não variou mais que 0,5ºC;
  • Líquido não reagente com o cimento (Querosene);
  • Pincel com cerdas de nylon.

4 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

A amostra utilizada no ensaio é de cimento Portland CPll-Z 32, a preparação das amostras de cimento foram realizadas de acordo com a norma NBR NM 23 – Cimento Portland e outros materiais em pó – Determinação da Massa Específica.

Para o ensaio, foi preparado duas amostras de 60g, pesadas na balança de precisão. Com o auxílio do funil de haste longa foi introduzido o líquido não reagente (querosene) no frasco de Le Chatelier até o nível correspondente a 0,6cm³. O frasco então foi submergido no banho termorregulador durante 30 min (Figura 01). Verificou-se também a temperatura da água – 26ºc – que deve ser constante. Foi feita então a leitura do volume inicial (Vi) e da temperatura inicial (Ti) do líquido.

[pic 3]

Em seguida, foi introduzida uma amostra de 60g no frasco de Le Chatelier com auxílio do funil de haste curta (Figura 02). Todo esse processo foi feito com o maior cuidado, colocando em pequenas porções, pois sem o auxílio do funil o cimento ficaria grudado na parede do frasco e não misturaria com o querosene para decantar no fundo do frasco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (260.8 Kb)   docx (219.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com