TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaios de materiais - ensaio de tração

Por:   •  15/8/2018  •  Ensaio  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO

CAMPUS VITÓRIA

CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA

Realizado em: 09/05/2018

Data da entrega: 24/05/2018

Nota:

Professor: Rogério Bolzan Mathias

Turma: V19-G2

ENSAIOS DE MATERIAIS – LABORATÓRIO DE ENSAIOS MECÂNICOS

TÍTULO:

NBR ISO 6892 - Ensaio de Tração à temperatura ambiente.

NOME DOS ALUNOS

1- Lucas Magnago de Oliveira

2- Raphael Lyra

ÍNDICE

1- OBJETIVOS

03

2- INTRODUÇÃO

04

3- MATERIAIS E MÉTODOS

05

4- DESENVOLVIMENTO

06

5- RESULTADOS

07

5- CONCLUSÕES

07

6- REFERÊNCIAS

08

1- Objetivos

Avaliar um corpo de prova de latão analisando e identificando suas propriedades físicas e possíveis falhas, com o intuito de verificar se o material utilizado está aprovado ou não para uma futura utilização.

2- Introdução

É por meio dos ensaios dos materiais que é verificado as propriedades que os materiais apresentam e serão adequados a um determinado uso. Um uso adequado de um material para fabricação de um componente garante seu funcionamento como também seu custo benefício. Podemos classificar os ensaios de materiais cem dois tipos: Os destrutivos (ED) e os não destrutivos (END).

OS ensaios destrutivos são realizados em materiais por meio da confecção de corpo de prova padronizado por norma, para a verificação de descontinuidades ou falha na estrutura e identificação de suas propriedades alterando característica/s (física, química ou mecânica) do material. OS ED estão entre as principais ferramentas de controle da qualidade de materiais e produtos e são bastante utilizados nos setores de petróleo/petroquímico, químico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico e de papel celulose, entre outros.

Atualmente os métodos comuns de ED são: tração, compressão, cisalhamento, dobramento, dureza, torção, impacto, fadiga, entre outros. Sendo o de tração o utilizado para esse relatório.

A finalidade do ED de tração é afirmar que todas as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas e todo seu corpo, sendo feito com uma velocidade lenta o ensaio de tração permite medir adequadamente a resistência do material.

No ensaio de tração o corpo de prova é submetido a um esforço longitudinal, as extremidades recebem garras de equipamento de medição, a partir das medidas de cargas e os respectivos alongamentos, constrói-se a curva tensão-deformação. (fem.unicamp - Resistência dos materiais, Trabalho: Relatório de ensaio de tração com materiais poliméricos - pdf)

A curva tensão-deformação demostra: o limite de resistência mecânica; limite de escoamento; o modulo de elasticidade e até mesmo o limite de ruptura. (materiais.gelsonluz – ensaio de tração)

- Limite de elasticidade: Máxima tensão que o material pode suportar sem apresentar deformação permanente após a retirada da carga.

- Limite de escoamento: se caracteriza por um aumento relativamente grande na deformação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com