TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Ensaio térmico - Materiais De Construção

Trabalho Universitário: Relatório Ensaio térmico - Materiais De Construção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 3

1 - INTRODUÇÃO

Tratamento térmico pode ser definido como o ato de submeter o aço ao aquecimento e resfriamento, sob condições controladas de temperatura, tempo e modo de resfriamento, com o intuito de alterar as suas propriedades ou conferir-lhes características determinadas. Certos materiais apresentam características próprias que muitas vezes necessitam de algumas alterações para que possam ser aplicadas ao projeto em desenvolvimento.

Nesse contexto surgem alguns processos de modificação de propriedades específicas para atender às necessidades do projeto.

Entre os processos que alteram as características do material, se encontram os tratamentos térmicos os quais consistem em alterar propriedades mecânicas como dureza, resistência ao desgaste, tenacidade, ductilidade, resistência ao desgaste, melhora das propriedades de corte.

Os fatores que podem influenciar no tratamento térmico são o aquecimento, o tempo de permanência à temperatura de aquecimento e o resfriamento. Sendo o que diferencia os tratamentos.

2 - OBJETIVO

Testar as propriedades mecânicas de um material, no caso, o aço, comparando antes e depois do tratamento de Normalização e assim, obter através de estudos dos resultados uma estimativa sobre a eficiência do tratamento. Uma estimativa devido o ensaio de dureza não é um ensaio quantitativo, e sim qualitativo.

3 – PARTES DO ENSAIO

3.1 Materiais:

• Corpo de Prova em aço 1020

• Máquina de tração

• Penetrador projetado pelo grupo

• Forno ***(especificação do forno)

• Computador com software exigido.

3.2 Metodologia:

Para o ensaio e análise comparativa, primeiramente utilizamos um corpo de prova (CDP) em aço 1045 de 1 pol. de diâmetro por 2 pol. Após o dimensionamento, foi feito um ensaio na maquina de tração, onde foi adaptado um penetrador(***), para verificação da dureza do material antes do tratamento térmico.

Concluída a analise dos resultados de dureza do material antes do tratamento, o CDP foi levado ao forno(***) com temperatura média de 855ºC em (*** tempo). Ao se retirado do forno, o CDP foi deixado em temperatura ambiente para resfriar, ou seja, foi feito um tratamento de normalização no CDP.

Após resfriado, foi feito um novo ensaio de dureza no CDP, para assim verificar a eficiência do tratamento.

O ensaio de Dureza foi Método de Brinell

O método de dureza Brinell consiste em comprimir uma esfera de diâmetro D por uma força P, durante um tempo T, contra a superfície do material a ensaiar; a superfície deve ser plana e polida ou preparada através de lixamento ou esmeril. Essa compressão produz uma mossa, isto é, uma impressão permanente no metal, que após a remoção da força, pode ser medida por meio de uma lupa graduada ou por um micrômetro óptico acoplado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com