TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaios mecanicos dos matérias

Por:   •  27/9/2018  •  Ensaio  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

...............................................................................................................................

Engenharia Industrial Mecânica - N1GEMA2018F

Wansley Rodrigues Silva- 211142018

Ensaios Não Destrutivos

...............................................................................................................................

Guarulhos

2018

Wansley Rodrigues Silva

Ensaios Não Destrutivos

Trabalho apresentado ao Curso (Engenharia Industrial Mecânica )  da Faculdade ENIAC para a disciplina  [Ensaios Mecânico dos Materiais].

Prof. Esdras Duarte Dos Passos

Guarulhos

2018

[pic 2]

.............................................................................................................

Os ensaios mecânicos, são de extrema importância para a fabricação de equipamentos, trazendo segurança, prevenção de acidentes , garantia e satisfação do cliente, controle e problemas de manufatura, redução de custo e manutenção de qualidade.

Para realizar um ensaio mecânico é necessário uma peça de amostra a qual vai fazer o ensaio (“corpo de prova”), assim consegue realizar uma análise mais precisa do material. Existem normas e procedimento para realizar ensaios de materiais que permite comparar com diversos resultados.

Abaixo vemos alguns exemplos dos processos e normas utilizadas :    

Líquidos Penetrantes:

As primeiras aplicações foram  nas indústrias ferroviárias, baseava-se  no método,  óleo e  giz, onde a peça era mergulhada no óleo e pintada com uma mistura de álcool e giz. Após esse processo martelava a peça afins de o óleo sair pela incisão e transparecer no pó do giz.

Atualmente Atualmente é aplicado por pincel, pistola, com lata de aerossol ou mesmo por imersão da peça no tanque, contendo o líquido, Para executar o processo é necessário deixar a superfície do elemento limpa e seca, sobrepor o líquido penetrante, aguardar um certo tempo e retirar o excesso da aplicação com  produto específicos.

Dotados de um alto poder de penetração, são considerado um dos melhores métodos para revelar  defeitos na superfície da peça, por menor que seja a irregularidade.

Normas (Líquidos Penetrantes) :

 ABNT NBR NM 327:2011 Ensaios não destrutivos — Líquidos penetrantes — Terminologia 28/03/11. Definem os termos dos ensaios não destrutivos por líquidos penetrantes.

 ABNT NBR NM 334:2012 Ensaios não destrutivos — Líquidos penetrantes — Detecção de descontinuidades 09/08/12. Realiza o ensaio por líquido penetrante para detecção de descontinuidades abertas à superfície, em materiais não-porosos, metálicos e não-metálicos.

Partículas Magnéticas:

Neste processo e colocado a peça em um campo magnético, onde houver descontinuidade da mesma, causará um campo de fuga no fluxo magnético. As partículas magnéticas encontrasse  na forma de pó, pasta ou líquido.Todos os casos, as partículas são constituídas de um pó ferromagnético de tamanhos, forma, espessura  e cor pertinentes ao exame. Ocorre um campo de fuga nas irregularidades do elemento onde está sendo ensaiado, quanto maior o campo magnético mais nítida ficaram as falhas.

Normas (Partículas Magnéticas):

ABNT NBR 15632:2013 Ensaios não destrutivos — Partículas

magnética. Avaliação da aparelhagem para inspeção subaquática 03/10/2016.

ABNT NBR NM 342:2014 Errata 1:2015 Ensaios não destrutivos –

Partículas magnéticas – Detecção de descontinuidades 19/12/2014. Esta norma realiza o ensaio não destrutivo de partículas magnéticas para detecção de descontinuidades superficiais e subsuperficiais.

Ultrassom:

Através de aparelhos é possível ouvir vibração nas falhas  dos elementos testados.Tem como objetivo detectar as de descontinuidades internas em todos os tipos de peças fabricados por diversos materiais.

Este ensaio possui alta sensibilidade para detectar  pequenas descontinuidades internas, por isso é indispensável para teste em peças de grandes espessuras, dimensões complexa,  juntas soldadas e chapas. São observados comprimento e amplitude do eco de reflexão.Apenas profissionais especializados consegue exercer esta atividade, pois exige, conhecimento teórico e experiências práticas para manusear a máquina

Normas (Ultrassom):

 ABNT NBR 8862:2015:16/04/2015 - Ensaios não destrutivos - Ultrassom - Inspeção de soldas longitudinais e helicoidais em tubos metálicos.

ABNT NBR 15824:2012: incorpora a Errata 1, de 13.11.2015. Ensaio não destrutivo por ultrassom para medição de espessura  quente,  frio e partes submersas de instalações marítimas com instrumento de medição digital.

ABNT NBR 14641:2014.Esta Norma, estabelece um esquema  para definição da velocidade ultrassônica em materiais refratários densos conformados.

ABNT NBR 15549:2008;30/09/2012.Esta Norma descreve o processo para verificação dos aparelhos de medição de espessura de  estruturas metálicas por meio de ultra-som na inspeção subaquática.

Raio x:

Este é um dos procedimentos mais utilizados nas indústrias que fabricam peças com maior exatidão , que revela as diversas falhas que pode haver no material testado. Os testes feitos com raio x, são baseados com o mesmo procedimento que a medicina usa , porém no processo mecânico usa radiações mais elevadas.

Normas (Raio X):

ABNT NBR 16528:2016; 27/07/2016. Esta Norma especifica os requisitos para, realização do ensaio não destrutivo de radiografia compu­tadorizada para a inspeção de juntas soldadas, por meio de raios X e gama.

ABNT NBR IEC 60601-2-28:2012 incorpora a Errata 1 de 27.11.2013: Estabelece os requisitos particulares para a segurança básica  e o desempenho dos conjuntos emissores  de radiação para diagnóstico médico.

ABNT NBR ISO 3286:2014: 5/06/20140 .Estabelece os valores para o raio de canto de ferramentas de corte único.

Conclusão:

É de extrema importância a realização dos ensaios em indústrias. A empresa que usufrui de alguns desses métodos, tem segurança e certeza que o material fabricado, está exatamente adequado para exercer sua função.

Para um produto chegar ao consumidor é preciso passar por testes e verificar sua resistência. Conhecer as falhas dos equipamentos, são fundamentais principalmente para os produtos que  sofrem algum tipo de pressão ou que  traz  risco à sociedade , através dos ensaios  dos materiais é possível obter qualidade precisa observando trincas e falhas  internas.

Com esses processos é possível saber o tempo de duração do material produzido,evitando transtornos, com isso a empresa consegue fazer a manutenção preventiva.

Existem normas que são necessárias para realizar cada tipo de ensaio mecânico a, ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), forma um padrão rigoroso com regulamentos especificos para cada ensaio, gerando segurança e satisfação, tanto para o trabalhador quanto ao consumidor.

Referências:

http://www.abntcatalogo.com.br/

ANDREUCCI, R. Líquidos Penetrantes. [S.l.: s.n.], 2008.

ANDREUCCI, R. Partículas Magnéticas. [S.l.: s.n.], 2009.

ANDREUCCI, R. Radiografia Industrial. [S.l.: s.n.], 2009.

ANDREUCCI, R. Ultrassom. [S.l.: s.n.],

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (56.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com