TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrega de Avaliação – Trabalho de Disciplina Energias Renováveis

Por:   •  22/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

ENTREGA DE AVALIAÇÃO – TRABALHO DA DISCIPLINA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS – AVA 2

Tarso Magno Costa de Mello – 20132100521

Universidade Veiga de Almeida

Rio de Janeiro, 2020


Essa resenha tem como objetivo aprofundar os estudos da matéria, de acordo com o que foi apresentado no artigo e durante o período. Foi escolhido o artigo sobre aproveitamento da energia eólica, pois é algo que expoente no Brasil e há uma série de estudo para análises nos últimos anos. Agregando o baixo impacto ambiental às atuais vantagens econômicas, conclui-se que a agregação de fontes eólicas pode ser muito vantajosa se planejada. Lugares como o Rio Grande do Norte, que possui sete grandes parques de energia eólica vêm mostrando o quão importante é investir nesse tipo de tecnologia. Ademais, sabemos que o Nordeste, devido a geografia, é referência nacional quando se trata de energia eólica.

O artigo apresenta que dados sobre o clima, em escala global, são gerados de projetos de reanálise de outros dados meteorológicos. Dessa forma vemos que os dados, com o passar do tempo, passam por um rígido controle de qualidade. Isso mostra que a energia eólica evoluiu e se levou a sério, só com dados nesses níveis e alto controle deles que se pode colocar em prática um parque, que seja eficiente, é claro. E quando se cita eficiência não é apenas gerar energia para abastecer uma cidade, é tornar-se relevante a ponto de que não precisemos mais utilizar-se de outros subterfúgios de energia não renováveis.

Ainda nesse aspecto, que é crucial para seu sucesso, a modelagem atmosférica e a previsibilidade de ventos aplicadas no setor, tem que andar lado a lado. Então, levando em conta dados climáticos e a previsão de ventos, conseguimos prever onde seria um local ideia para um parque. Mesmo que muitas usinas ainda não sejam eficientes, a ponto de não precisarmos de outras energias, é importante mantê-las funcionando pois a longo prazo isso trará resultado. Isso mostra que a redução de emissão de gases, aumenta a qualidade de vida e presa pela conservação do meio ambiente.


Um problema presente na geração de energia eólica é a poluição sonora, com o barulho das turbinas eólicas tem sido um dos impactos ambientais mais estudados. O nível de barulho pode ser medido, mas assim é um critério subjetivo, depende muito da localização.  Em geral, os parques são locais distantes e vazios, o que facilita na hora da implantação, uma das opções também, é implantar em locais já barulhentos.

Com uma breve análise, vimos que a energia eólica está em bastante evolução, sendo no futuro, umas das melhores opções existente, em termos de implantação e econômico. Porém, como muito outras energias renováveis ela está atrelada a um grande estudo de dados, denso, que demanda um grande custo e tempo. A partir disso, foi visto que para o sucesso de um parque eólico não é trivial, há muito no background.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com