TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equações de Euler e Navier-Stokes

Por:   •  12/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 8

Equações de Euler e Navier-Stokes

Mecânica dos Fluidos

Conceitos Básicos de Mecânica dos Fluidos

“Fluido é uma substância que não tem forma própria, assume o formato do recipiente.” Brunetti, Franco

Fluido ideal: é aquele cuja viscosidade é nula; escoa sem perdas de energia por atrito. Fluido compressível: aquele que apresenta variação na densidade em seu escoamento (geralmente gases). Fluido incompressível: é aquele cuja densidade se mantém constante com relação ao tempo e opõe-se à compressão independente da condição a que está submetido (geralmente líquidos e gases).

Escoamento incompressível: é quando o fluido não varia seu volume ao modificar a pressão.

Escoamento Laminar e Turbulento

Escoamento laminar: é aquele em que as partículas se deslocam em lâminas individualmente, sem trocas de massa.

Escoamento turbulento: aquele que a velocidade apresenta componentes transversais ao movimento geral do conjunto de fluido.

Experimento de Reynolds

O coeficiente de Reynolds é um número adimensional utilizado para calcular o regime de escoamento de um fluido sobre sua superfície.

O experimento tem como objetivo demonstrar os dois tipos de escoamento.

Claude Louis Marie Henrie Navier

Claude Louis Marie Henrie Navier (1785-1836), foi engenheiro, físico e matemático. Navier elaborou a teoria da elasticidade geral de maneira utilizável pela matemática e corrigiu os resultados errados de Galileu, onde determinou a linha zero de tensão mecânica.

É frequentemente nomeado como o pai da análise estrutural.

George Gabriel Stokes

George Gabriel Stokes (1819 - 1903) foi matemático e físico irlandês. Publicou trabalhos sobre movimento de fluidos incompressíveis e sobre atrito interno do fluido em movimento. No ano de 1851 publicou a sua lei da viscosidade, conhecida como Lei de Stokes, que descreve a velocidade de uma pequena esfera através de um líquido viscoso

Lei de Stokes

Propõe relação com o tamanho de uma esfera e sua velocidade de queda em um meio a um fluido, onde atuam força de empuxo, força de arraste e a força peso. Empuxo: força na vertical atuando em um objeto submerso em um fluido. Força de Arraste: resistência de movimento de um objeto em meio a um fluido. Força Peso (gravitacional): força de atração entre dois ou mais corpos com massa.

Para partículas esféricas, sem interação entre as mesmas e em regime laminar, temos:

Vs: viscosidade sedimentar g: gravidade ρ: peso específico da partícula e do fluido d: diâmetro da partícula μ: viscosidade absoluta do fluido

Lei da Viscosidade de Newton

A segunda lei de Newton direcionada para corpos materiais nos diz que a aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional à resultante de forças que atuam sobre a mesma.

Expressa pela fórmula:

Fluido Newtoniano e Não-Newtoniano

Fluido Newtoniano: é um fluido do qual a viscosidade ou atrito é constante em diversas taxas de cisalhamento e não varia em relação ao tempo; onde sua constante de proporcionalidade é a viscosidade.

Fluido Não-Newtoniano: é o fluido oposto ao Newtoniano, onde a tensão de cisalhamento não é diretamente proporcional à taxa de deformação. Assim sendo, sua viscosidade pode ser melhor definida.

Perfil de velocidade: conforme ocorre o afastamos da placa, há uma diminuição no cisalhamento Em decorrência disto temos uma disseminação de velocidade entre as linhas de corrente.

A Lei de Newton da Viscosidade nos diz que a relação entre a tensão de cisalhamento pela área e o gradiente local de velocidade é determinada por uma relação linear, onde a constante de proporcionalidade, a viscosidade do fluido. Os fluidos que obedecem esse comportamento são denominados fluidos newtonianos.

Augustin-Louis Cauchy

Augustin-Louis Cauchy (1789-1857) foi um matemático francês. A partir do método de Lagrange elaborou a teoria de grupos. Fez grandes contribuições na área da análise e da mecânica de meios contínuos. Utilizou a segunda lei de Newton aplicada ao contexto de campo: ρ (dv/dt) = (∇.σ) + (ρ.g) Inércia = Forças de superfície +Forças de campo

Leonhard Euler

Leonhard Euler (1707-1783), foi um físico suiço Fez grandes descobertas no campo da matemática, como cálculo e teoria dos grafo, trabalhou também com óptica, astronomia e dinâmica dos fluidos. Equação de Euler para um fluido ideal: σ = -p.I Essa equação foi realizada a partir do conceito de campo e desconsiderando a viscosidade.

“Deve-se também assumir que o estado do fluido em um determinado momento é conhecido e chamarei isso de estado inicial [etat primitif] do fluido. Como esse estado é quase arbitrário, é necessário, antes de tudo, conhecer a distribuição das partículas de que o fluido é composto e, a menos que no estado inicial o fluido esteja em repouso, o movimento impresso sobre elas. No entanto, o movimento inicial não é totalmente arbitrário, pois tanto a continuidade quanto a impenetrabilidade do fluido impõem certa limitação que investigarei a seguir, e então geralmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (61.5 Kb)   docx (557.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com