TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esgatio De Tecnologo Petroleo E Gas

Exames: Esgatio De Tecnologo Petroleo E Gas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TECNOLOGIA EM PETRÓLEO E GÁS

Luciano Machado Theobaldo

Construção, Montagem e Condicionamento de dutos terrestres para transporte de hidrocarbonetos

Santos

2013

Construção, Montagem e Condicionamento de dutos terrestres para transporte de hidrocarbonetos

1. Introdução

O transporte dutoviário surgiu entre os povos antigos, inicialmente para o suprimento do abastecimento de água à população. Com a descoberta do petróleo, este modal passou a transportar também este produto, de grande importância na economia mundial, na forma bruta entre os campos de extração e as estações processadoras. Apareceram então, os chamados oleodutos.

Em 1865, na Pensilvânia, EUA, foi construído o primeiro oleoduto para transporte de hidrocarbonetos, com 2 polegadas de diâmetro, de ferro fundido, ligando um campo de produção a uma estação de carregamento de vagões, com uma extensão de 8 km. Em 1930 de forma gráfica a configuração de uma porção de terreno, incluindo as benfeitorias sobre a superfície, com projeções ortogonais de todos os detalhes da configuração do solo

“A Topografia tem por finalidade determinar o contorno, e a dimensão e a posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre”. A Topografia fornece dados, obtidos através de cálculos, métodos e instrumentos, que permitem o conhecimento do terreno, dando base para execução de projetos e obras pelos engenheiros e arquitetos. Estes conhecimentos são fundamentais tanto na etapa de projeto quanto na execução da obra.

Topografia tem por principal objetivo representar graficamente, através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área, incluindo o relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos, etc.

A planta topográfica é elaborada com a utilização de equipamentos apropriados, métodos de medição conforme a figura 2 abaixo que considera os parâmetros, metodologia e legislação a fim de fornecer um trabalho topográfico de acordo com as normas técnicas.

A maior parte destes dutos foram construídos há vários anos, com isso estão praticamente no limiar de sua vida útil. Tendo em vista que a tecnologia aplicada na época faz com que as mesmas tenham uma duração de 30 a 50 anos, dependendo do tipo de material utilizado e do produto que a mesma transporta, como petróleo ou gasolina por exemplo. A grande preocupação das empresas que detém estas linhas é que a maioria cruza cidades, parques florestais, costas marítimas, e que falhas não monitoradas podem causar desastres, com perda de vidas humanas e danos significativos ao meio ambiente.

Devido à importância econômica destas linhas de transporte e seus possíveis impactos sociais e ambientais é fundamental que construção de novas linhas afim de, minimizar e/ou eliminar estes riscos. Este tipo de atividade é executado por profissionais altamente gabaritados, em função da complexidade e periculosidade das técnicas existentes atualmente. A análise das metodologias de novas construções de novas linhas será realizada através de consultas bibliográficas, consultas técnicas e coleta de dados com especialistas da área.

2. Desenvolvimento

A Construção e Montagem de Oleodutos e Gasodutos Terrestres para a Indústria de Petróleo e Gás natural de um local a outro viabilizando acesso a esses combustíveis pela população, pelas empresas, ajudando no desenvolvimento de suas atividades econômicas, de lazer e suas necessidades básicas de transporte.

É uma atividade que exige estudos técnicos detalhados de modo a atingir o objetivo de forma segura, sem prejudicar o meio ambiente e a população envolvida por este tipo de obra.

Impedir o escape de gás ou líquidos durante a operação dos dutos é um desafio muito importante exigindo cuidado e atenção nas definições do projeto e na construção dos dutos.

O escape de combustíveis ar dentro do sistema de dutos é um sério problema, capaz de provocar incidentes que podem ser verdadeiras catástrofes, mas que pode ser evitados através de um trabalho de soldagem eficiente em todas as articulações e costuras para torná-las totalmente unidas e sem riscos de fissuras ou vazamentos. A titulo de exemplo cito o cuidado com as juntas de sobreposição, soldadas de modo que uma extremidade da tubulação se encaixe perfeitamente na extremidade da outra tubulação, formando uma canalização contínua, sem falhas, sem vazamentos.

Apresento a seguir de forma sucinta, devido extensão do tema, as principais regras técnicas exigidas para a Construção e Montagem de Dutos Terrestre incluindo as características das tubulações, obras de infra-estrutura, aspectos operacionais, e interferência com o meio ambiente.

Os impactos causados em eventuais acidentes ambientais e as medidas que são tomadas para minimizar as suas conseqüências são também descritas ao longo deste trabalho.

Os Dutos e a sua Construção e Montagem podem eventualmente apresentar defeitos ou anormalidades. Os critérios da tolerância destes defeitos esta publicado nas normas utilizadas pela indústria de dutos de forma a garantir o transporte seguro do petróleo e seus derivados.

Topografia

A topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção da superfície da terra, a Geodésia tem por finalidade mapear grandes porções. Tanto em pequenos quanto em grandes centros urbanos, existe uma grande carência de profissionais desta área. Com a retomada do crescimento econômico brasileiro a partir dos últimos governos constatou-se que existe uma grande lacuna na área tecnológica, o país ficou muitos anos estacionado, onde diversos cursos técnicos de diversas áreas foram fechados. No entanto para crescer é preciso ter pessoal bem treinado e no caso Topografia a situação é particularmente grave, pois ela depende diversas outras atividades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com