TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petroleo E Gas

Trabalho Universitário: Petroleo E Gas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Correias e polias são um dos meios mais antigos de transmissão de movimentos. São simples, o custo é baixo, a durabilidade é boa se adequadamente dimensionadas, reduzem significativamente a propagação de choques e vibrações, operam silenciosamente, limitam sobrecargas pela ação do deslizamento.

Correias

Correia na mecânica é uma cinta de material flexível, normalmente feita de camadas de lonas e borracha vulcanizada, que serve para transmitir a força e movimento de uma polia a outras.

1. Correias para transporte:Geralmente largas esteiras, utilizadas para transportar objetos, mercadorias, etc.

2. Correias de transmissão: Utilizadas para movimentar acionamentos que exigem desde força, velocidade, sincronismo de movimento e/ou ambas.

Principais tipos de correias

Correias lisas

São utilizadas geralmente para transmitir força em máquinas grandes, sendo o modelo mais simples de correias. Trabalham com grandes unidades de força e rotações (até 500 hp com 10.000 rpm). Necessitam de alinhamento preciso das polias para que o sistema não se desencaixe, pois não possui bordas que a mantenha em seu local em casos de desalinhamento, além de polias especiais com centralizadores.

Correias dentadas ou Correias sincronizadoras

São modelos utilizado geralmente por motores de quatro tempos, onde não pode haver alteração na relação, o que ocasionaria falha nos tempos. O sincronismo ocorre entre o pistão e as válvulas para que a explosão e a exaustão ocorram no tempo certo. Correias sincronizadoras ou correias dentadas são correias em que o torque e a potência transmitidos para a polia não dependem do atrito para tal tarefa. Isso ocorre porque a correia dentada se encaixa nos canais da roda dentada. Esse encaixe promove uma velocidade angular constante sem deslizamento ou fluência.

Correias em “V”

Utilizadas por motores que necessitavam girar mais de duas polias (às vezes quatro), são construídas com material mais resistente devido o maior esforço. Trabalhava com rotações entre 1.000 e 7.000 rpms.

Polias

As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelascorreias. Uma polia é constituída de uma coroa ou face, na qual se enrola a correia. A face é ligada a um cubo de roda mediante disco ou braços.

Polia em “V”

Recebe o nome de trapezoidal porque a superfície na qual a correia se assenta apresenta a forma de trapézio ou de uma letra V.As polias trapezoidais têm que ter canaletes (ou canais) e são dimensionadas de acordo com o perfil padrão da correia a ser utilizada nestas polias.

Polias Sincronizadoras

As polias sincronizadoras apresentam dentes ou sulcos, aonde os dentes das correias sincronizadoras irão se encaixar para efetuar osincronismo de movimento.

Materiais

As correias são construídas com materiais como:

Borracha

Polímeros sintéticos

Reforços de nylon

Tiras metálicas

Tecido

Couro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com