TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estruturas De Uma Edificação

Trabalho Universitário: Estruturas De Uma Edificação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  2.881 Palavras (12 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 12

DEFINIÇÃO

Estrutura de uma edificação tem com objetivo de suportar as ações e de transmitir as cargas para o solo. Apresentam a concepção geral do projeto estrutural, constando delas os elementos estruturais que a constituem (sapatas, pilares, vigas, lajes, escadas, etc) com suas dimensões, posições relativas e detalhes específicos.

A grande maioria das obras construídas no Brasil tem sua estrutura geralmente executada parcialmente ou totalmente em concreto armado, devido seu custo baixo e facilidade na execução principalmente se forem utilizado peças pré-moldadas. Alem do concreto der durável e proteger as armaduras da corrosão.

Mas de 2007 para os dias de hoje, grandes empreendimentos apostaram numa estrutura em aço para suas construções de grande porte, devido à queda no preço do aço tornou-se mais viáveis e mais rápidas para obras industriais.

Nos relatos de engenheiros habilitado para desenvolver um projeto estrutural

Em um projeto estrutural, de acordo com vários engenheiros é o tipo de projeto onde erros de desenho são poucos, mas os engenheiros de gerenciamento da obra verificam sempre a falta de detalhamento das ferragens, descrição mais detalhada de materiais os quais serão aplicados juntamente com a ferragem, aonde vem dificultar o andamento da obra.

IMPORTÂNCIA

Há 25 anos atrás, ou até bem menos anos, era comum às plantas de estrutura dos edifícios serem desenhadas no papel manteiga, a lápis, ou em papel vegetal, à tinta, com a escrita à mão livre; poucas eram desenhadas à tinta e normografadas. (CRUZ; QUALHARINI-2004)

A nitidez das copias eram um problema para esses projetos feitos no papel manteiga, alem dos traçados pouco definido onde dificultava ainda mais.Deste modo os projeto de calculo estrutural era muito trabalhoso e demorado para os profissionais quando feito manualmente.

Com a informatização do calculo estrutural foi um avanço inquestionável para engenharia civil, com o software cad veio facilitar o trabalho dos calculistas no desenvolvimento dos desenhos de estrutura diminuindo os erros e melhorando na qualidade de visualização da impressão dos projetos.

A contratação de um profissional habilitado em calcular uma estrutura é fundamental para minimizar os erros no inicio e no final do processo, isto acompanhando o desenvolvimento do projeto e sua excursão na sua fase estrutural.

Calcular a estrutura de uma obra é fundamental para garantir que ela seja construída sob os corretos parâmetros técnicos e que os objetivos de prazo, custos e qualidade do empreendimento sejam alcançados.

O Engenheiro estrutural utiliza o cálculo estrutural, seja de estruturas estáticas ou dinâmicas, dedicando-se primariamente ao projeto e cálculo de estruturas. Aplicando a mecânica dos sólidos ao projeto de edifícios, pontes, muros de contenção, barragens, túneis, plataformas de petróleo, navios, aviões, automóveis e outras estruturas.

O objetivo do projeto de uma estrutura é permitir que a mesma atenda à sua função primária sem entrar em colapso e sem deformar ou vibrar excessivamente. Dentro destes limites, os quais são precisamente definidos pelas normas técnicas, o engenheiro estrutural trabalha para que ocorra o melhor uso dos materiais disponíveis e o menor custo possível de construção e manutenção da estrutura.

Sendo as principais etapas do projeto estrutural: a criação do esquema estrutural, a definição das cargas ou forças que atuam na estrutura, o cálculo dos esforços e deformações, o dimensionamento das peças estruturais, e finalmente o detalhamento do projeto para a sua execução.

CARACTERÍSTICA

Os materiais utilizados em estrutura Concreto/Aço/madeira onde dividem partes da construção.

Concreto: fundação/pilares/vigas/elevação/laje/estrutura do telhado.

Aço: fundação/pilares/vigas/laje/estrutura do telhado.

Madeira: fundação/pilares/vigas/elevação/laje/estrutura do telhado.

ESQUEMA DA FUNDAÇÃO

• DIRETA RASA

1. BLOCOS E ALICERCES

2. SAPATAS: -CORRIDA/ -ISOLADA/-ASSOCIADA/-ALAVANCADA

3. RADIERS

• DIRETA PROFUNDA

4. TUBULÕES: - CÉU ABERTO / - AR COMPRIMIDO

• INDIRETA

5. BROCA

6. ESTACA DE CONCRETO PRÉ-MOLDADO/ESTACA “IN LOCO”

7. ESTACA DE AÇO

8. ESTACA DE MADEIRA

1-FUNDAÇÃO

1. CONCRETO

1.1-BLOCOS E ALICERCES

São maciços de alvenaria sob as paredes, os quais ficam embutidos no terreno, em geral possuem larguras maiores que as paredes para servirem como base, com isso justificamos abertura de valas, onde não pode passar a sua profundidade de 30 ou 40 cm .Como este tipo de fundação esta sujeito a muitos recalques do terreno, ora por modificações repentinas das cargas a que estão sujeitas, ocasionando aparecimento de trincas, fresta ou fissuras no revestimento deixando – o péssima aparência,então se faz necessário fazer a cinta de amarração para eliminar estes tais problemas futuros.

Normalmente a ferragem utilizada numa cinta de amarração consiste de barras corridas, sem cavaletes ou estribos, colocado na forma de madeirite ou wagnerite , atualmente aplicado com abundância para formas de concreto.

1.2-SAPATAS

Ao contrário dos blocos, as sapatas não trabalham apenas à compressão simples, mas também à flexão, devendo neste caso serem executadas incluindo material resistente à tração (BRITO, 1987).

Projeto estrutural com sapata representa uma solução mais utilizada como fundação superficial , onde tem a finalidade de transmitir as cargas da edificação oriundas de pilares ou paredes para elas.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com