TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrututura De Um Trabalho Cientifico

Monografias: Estrututura De Um Trabalho Cientifico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  2.070 Visualizações

Página 1 de 4

Estrutura do trabalho científico

A estrutura do trabalho compreende: elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Os elementos são classificados em duas categorias, obrigatórios e opcionais. É importante consultar a ordem dos elementos dentro da estrutura da monografia. Este modelo permite visualizar com clareza a disposição dos elementos na composição da monografia.

Chama-se de elementos pré-textuais aqueles que precedem o texto dos trabalhos acadêmicos, auxiliando sua apresentação, de acordo com padrões pré-estabelecidos.

Os elementos pós-textuais são aqueles inseridos após o desenvolvimento, os quais se caracterizam por traços distintos.

Como literalmente nos indica o prefixo “pós”, inferimos que se trata daqueles elementos que se encontram depois do desenvolvimento do artigo. As características desses elementos em muito se assemelham àquelas demarcadas nos elementos pré-textuais, os quais, alguns, são de natureza obrigatória, essencial; outros são opcionais, ficando a cargo do autor explicitá-los ou não.

A preparação de um trabalho acadêmico seja ele uma lição de casa, uma pesquisa encomendada por um professor, um artigo, uma monografia, uma dissertação ou uma tese, não pode prescindir de sua apresentação gráfica. O aspecto visual dos trabalhos apresentados, a estética e a correta utilização de capas, papel, impressão, margens, diagramação, espaçamento e numerações constituem elementos importantes para a avaliação do trabalho tanto quanto o conteúdo propriamente dito.

É importante observar que, não obstante as normas padronizadas da ABNT, instituições de ensino, de pesquisa, editoras, órgãos de governo e agências internacionais, por vezes, possuem suas próprias normas para apresentação de trabalhos devendo nesses casos ser consideradas por quem se interesse em lhes apresentar trabalhos escritos. Os elementos pré-textuais precisam ser considerados em suas duas dimensões, uma que diz respeito à estética do trabalho e outra que se refere à divisão estrutural das partes do mesmo trabalho.

ASPECTOS GRÁFICOS DO TRABALHO ACADÊMICO

Papel: A4 branco

Impressão do texto: impresso na cor preta com exceção as figuras.

Formatação do texto: recomenda-se que a fonte seja Arial ou Times Nem Roman de tamanho 12.

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Capa

É a proteção externa do trabalho sobre a qual são impressos, de forma clara, concisa e especifica, os elementos indispensáveis à sua identificação.

Folha de Rosto,

Devem constar os dados de identificação do trabalho, titulo objetivo, nome da instituição e área de concentração. Nome do orientador, local e ano.

Dedicatória

É a folha onde o autor dedica a obra a alguém. É um elemento opcional.

Agradecimento

Nesta folha incluem-se os agradecimentos ao orientador, instituições e\ou pessoas que contribuíram de modo relevante a elaboração do trabalho.

Epígrafe

Nela o autor transcreve uma citação relacionada ao tema da pesquisa. A citação deve conter o nome do autor do trecho citado.

Resumo

O resumo deve ser informativo, dando uma descrição clara e concisa dos conteúdos, redigido em uma sequencia lógica em um único parágrafo. Nele o autor expõe a finalidade, a metodologia, os resultados, e as conclusões.

Abstract

É o resumo em língua estrangeira deve ser visual tipograficamente semelhante ao resumo em língua vernácula.

Lista de ilustrações (figuras) e lista de tabelas

Estas folhas, de modos distintos destinam-se a exemplo de sumário, a relacionar as ilustrações (desenhos, gravura, fotografia, gráficos e outros) e as tabelas existentes no texto, na ordem em que aparecem, com a indicação da página onde se insere.

Lista de abreviaturas e siglas

Esta folha reúne abreviaturas ou siglas utilizadas no decorrer do texto, com as respectivas significações, a fim de dar ao leitor condições e melhor entendimento do trabalho.

Lista de símbolos

Destina-se a relacionar, na mesma ordem em que aparecem no trabalho os símbolos relacionados no texto, com os respectivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com