TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolucao Da Televisao

Artigos Científicos: Evolucao Da Televisao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 3

EVOLUÇÃO DA TELEVISÃO

uma das formas de ficarmos ligados com o mundo é pela televisão. Através dela podemos saber o que acontece em diversos pontos do planeta, algumas vezes até com a sensação que estamos participando dos acontecimentos.

Logicamente os primeiros aparelhos eram bem diferentes do que conhecemos hoje, mas o fato é que, desde sua invenção, sempre chamou a atenção e muitos acham difícil viver sem ela.

Um pouco de história...

O interesse do homem em transmitir imagens tem registro no século XIX e o primeiro passo foi dado em 1842, por Alexander Bain que conseguiu transmitir uma imagem impressa via telégrafo, forma de transmissão muito parecida com o fax que conhecemos atualmente.

A descoberta do elemento químico selênio foi importante para avançar nas pesquisas, pois ficou comprovado pelos estudos do inglês Willoughby Smith que esse elemento possuía características que possibilitavam transformar energia luminosa em energia elétrica, e, com isso, o funcionamento do aparelho pelo uso da energia.

Em 1892, Julius Elster e Hans Getil inventam a célula fotoelétrica que permite a transmissão de imagens.

Um pouco mais para frente, em 1906, Arbwehnelt criou um sistema de raios catódicos que permitiu a reprodução de imagens através de um sistema funcional chegando mais próximo do que conhecemos da televisão atual. Mas apenas em 1928 foi realizada a primeira transmissão de TV, feita por Ernst F. W. Alexanderson. Nesta época a transmissão ainda era muito rudimentar, sendo mais parecida com um rádio que mostrava imagens embaçadas.

Depois disso muitas pesquisas tiveram que ser feitas até que ela, a TV, realmente entra em cena. Em 1935, com a primeira transmissão oficial na Alemanha, e em novembro do mesmo ano, na França.

A primeira transmissão de TV no Brasil ocorreu em 1939, na Feira Internacional de Amostras no Rio de Janeiro. A primeira emissora brasileira foi a TV Tupi, fundada em 1950. Saiba mais sobre a televisão no Brasil clicando aqui...

Evolução da TV e das programações no Brasil

Nos últimos cinquenta anos a televisão brasileira passou por muitas transformações no que se refere ao aprimoramento profissional, à evolução tecnológica e às mudanças sociais de cada período.

Na década de 50, os programas tinham como característica o improviso e a criatividade. Valia tudo em busca da audiência, mas, mesmo assim, as programações tinham sempre presentes o respeito ao telespectador e à ética social da época.

Chega a década de 60 e com ela o crescimento e a diversificação de telespectadores. Surgiram os comunicadores de auditório e intensificou-se a transmissão da telenovela, desde o começo, com grande aceitação.

A década de 70 é considerada como sendo a década de maturidade da TV brasileira e associada às novas tecnologias, como a cor e os efeitos eletrônicos. Os programas passaram a ter um melhor nível de produção.

O final da ditadura, na década de 80, marca o aparecimento de grande variedade de programas jornalísticos, incluindo debates, entrevistas, noticiários, fator que favorece diferentes formas de expressão.

Na década de 90 continuam a surgir novidades em ritmo cada vez mais acelerado,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com