TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO MARXISTA: O MITO E A HISTÓRIA NA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO DE 1917

Dissertações: A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO MARXISTA: O MITO E A HISTÓRIA NA REVOLUÇÃO DE OUTUBRO DE 1917. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2012  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  1.828 Visualizações

Página 1 de 4

A Revolução Russa de 1917 deve ser retomada, ainda, como tema de debate, por outro legado importante que ela deixa através de Lênin e de todos aqueles que fazem menção em seus escritos sobre a revolução, e frequentemente desconsiderados por aqueles que compõem o partido de esquerda. Trata-se da importância da teoria para pensar o mundo.

Em meio aos inúmeros problemas vivenciados pela Revolução, Lênin revela em seus escritos os fatos observados por ele em relação às limitações da revolução e sua relação com o passado:

“Nosso aparelho estatal encontra-se em estado tão penoso, para não dizer detestável, que primeiro devemos refletir profundamente sobre a maneira de lutar contra as deficiências, e recordar que estas vêm do passado; que o passado, a despeito de haver sido subvertido, não desapareceu por completo, não pertence a uma cultura antiga e superada [...] (Lênin in Ariovaldo Santos, 2007 p.3 e 4).

Certamente a fala de Lênin colocada em questão, esgota as possibilidades de avaliação sobre as positividades e limites da Revolução Russa de 1917. Percebe-se então que as dificuldades fazem parte de um processo amplo que perdura na história. Aí se encontra a ligação com o passado e sua influência com os acontecimentos futuros.

A luta pelo socialismo irá acontecer por meio de movimentos, lutas e conflitos, engana-se quem pensa que será instaurado por obra do destino. A Revolução Russa é um exemplo concreto disso. Na Rússia não havia capitalismo em fase avançada, não havia classe operária considerada forte e organizada, ao contrário, tratava-se de um país eminentemente agrário, e foi lá mesmo que a revolução aconteceu, antes de acontecer em qualquer outro país industrializado da Europa Ocidental. Tornou a Rússia em União Soviética, e esta em uma das potências econômicas e bélicas do século XX.

Em relação a Marx, Engels e alguns marxistas, compreender o que eles têm a nos dizer não se torna uma tarefa difícil quando já tem um conhecimento construído sobre determinado assunto. A preocupação em saber o que realmente aconteceu nos instiga a querer conhecer mais a cada dia. Com a influência do pensamento Marxista não poderia ser diferente em relação à Revolução Russa. A curiosidade e o interesse entram em cena e nos guiam para o caminho do conhecimento. Isso nos faz perceber a importância de estar sempre em busca de novos saberes, pois só assim estaremos construindo uma formação exitosa.

A história da evolução das sociedades, da humanidade, das culturas, dos comportamentos, das lutas de classes entre outras, precisam ser reconhecidas, pois só se pode entender o presente se compreender sua ligação histórica com o passado. As questões que ligam o passado e o presente são imensas e muitas vezes passa despercebido aos olhos humanos simplesmente pela limitação que se tem em relação aos assuntos que nos rodeiam, onde por si só não envolvem qualquer significado.

Sendo assim, torna-se fundamental querer ser conhecedor da força que o pensamento marxista exerceu e contribuiu para dá o ponta pé inicial aqueles que sonhavam com a mudança, com o bem comum, com a igualdade entre os homens; enfim, com uma sociedade justa e igualitária que permitisse aos homens viver em harmonia mesmo que para isso tivesse de haver lutas entre elas.

A obra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com