TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo Economizador Solar de Energia.

Por:   •  5/10/2021  •  Monografia  •  3.992 Palavras (16 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 16

1 - INTRODUÇÃO

O jogo de empresas SDE da FGV, simula um oligopólio composto por sete de empresas que competem entre si por aproximadamente dois anos (oito períodos trimestrais) explorando três regiões com um produto inovador, o ECO SOLAR – Economizador Solar de Energia.

1.1 - Descrição do Caso

Assumimos a direção de uma das sete empresas, em equipe fomos tomando as decisões estratégicas e táticas para competir com as demais empresas. Logo no início do Jogo todas as empresas definiram objetivos econômicos e de mercado, para o longo prazo, nossa empresa foi a grande vencedora do Jogo, sendo a que mais se aproximou dos objetivos estabelecidos.

Ao longo de todo o Jogo foi possível efetuar a análise dos resultados econômicos e de mercado, uma vez que, no SDE temos relatórios que permitem esta avaliação. Ao término de cada período trimestral foi possível os resultados reais da empresa em seus relatórios gerenciais e avaliar a evolução da estratégia em direção aos objetivos de longo prazo que foram projetados pela equipe de executivos de nossa empresa.

Ao longo desse trabalho será demonstrado cada estratégia traçada e cada resultado obtido no decorrer do Jogo.

1.2 – Objetivo, Problema, Delimitação do Tema, Metodologia e Justificativa

1.2.1 – Objetivo Geral

Verificar se as estratégias adotadas para o novo empreendimento foram consistentes com a visão estabelecida ao desempenho da empresa.

1.2.2 – Definição do problema do trabalho acadêmico

As estratégias utilizadas pela equipe na implantação de um novo empreendimento foram eficazes?

1.2.3 – Delimitação do Tema

Na delimitação do tema do presente trabalho de conclusão de curso, busca-se aliar a fundamentação teórica às experiências práticas vivenciadas no jogo de negócios durante a formação, focando nas questões principais da gestão financeira.

1.2.4 Metodologia

A caracterização desse trabalho é dada como pesquisa de natureza básica pelo fato de descrever as decisões estratégicas para um novo empreendimento, fazendo um estudo, análise e interpretação dos resultados obtidos a cada decisão da diretoria. A abordagem do problema acontece de forma qualitativa. Já os objetivos serão analisados do ponto de vista descritivo.

Classificaram-se os procedimentos como bibliográficos e documentais na revisão de literatura e como estudo de caso na segunda parte do trabalho. Foi elaborado um estudo com propósito de simular estratégias para um novo empreendimento através de um sistema simulador de estratégias (SDE), enfatizando as etapas de planejamento, implementação e avaliação estratégica, num contexto possível de articulações e decisões baseadas em relatórios projetados, permitindo uma análise de sensibilidade relativas a risco e retorno para atingir os objetivos de longo prazo. Para tanto houve uma preocupação de apresentar os indicadores estratégicos e os resultados obtidos durante a simulação.

1.2.5 – Justificativa

A pesquisa justifica-se a partir da possibilidade de focar nas questões inerentes à gestão financeira, na necessidade de significação dos conteúdos teóricos apresentados durante o curso às experiências vividas durante o Jogo de Negócios, avaliação das estratégias tomadas e dos resultados obtidos para a construção do Plano de Negócios.

1.3 - A empresa, a equipe, a sua organização e a concorrência.

O primeiro passo foi definir o nome de nossa empresa, optamos por RENOVA, em seguida determinamos a Missão como sendo “oferecer serviços de energia solar, garantindo o futuro sustentável das próximas gerações”, assim como os Valores para “respeito ao meio ambiente, respeito às pessoas, responsabilidade social, sustentabilidade, qualidade e geração de valor”. Com base nas informações analisadas, foi determinado que a RENOVA ficará localizada na Região 1.

Após a definição do nome da empresa, dos valores e da localização, passamos a determinar como seria a organização da empresa, dessa forma definimos a composição dos membros da diretoria, ficando assim composta:

Presidente: Magalhães Bastos

Diretores de Produção: Roberto Carlos e João Freitas

Diretora de Marketing: Solimar de Castro

Diretora de RH: Joanna Alencar

Diretora Financeira: Fernando Andrade

Com a eleição dos membros da diretoria, a organização da empresa ficou definida, a partir de então foram iniciadas as ações para início da atividade operacional da companhia, como demonstrado anteriormente cada membro do grupo assumiu uma diretoria, tivemos mais de um aluno na direção de produção, acredito que isto contribuiu muito para alavancar os resultados a partir da produção.

A organização da empresa por meio da diretoria eleita buscou incentivar a constante criação de novas ideias para conduzir os negócios dentro do ambiente do Jogo.

Neste sentido temos que alta Administração e Novas Ideias “A alta administração deve identificar e estimular novas ideias em três grupos que tendem a ser mal representados na formulação de estratégias: funcionários com perspectivas jovens, funcionários distanciados da sede da empresa e funcionários novos no setor.

Cada grupo é capaz de desafiar a ortodoxia corporativa e estimular novas ideias.” (KOTLER, 2000, p.66).

Com base neste fundamento, dentre as principais ações iniciais, destacamos por meio da discussão e formulação de ideias que as primeiras ações imediatas seriam: análise da concorrência, a implantação da fábrica, investimento em marketing para definição da demanda.

2 – ANÁLISE DOS RESULTADOS DO JOGO

Neste tópico iremos abordar quais os resultados foram obtidos durante os quatro primeiros trimestres de atividades de nossa empresa a partir das estratégias definidas por nossa equipe de executivos.

2.1 - Os Quatros Primeiros trimestres da atividade

A diretoria em conjunto deliberou sobre os objetivos do quadrimestre, as estratégias da empresa, os controles a serem implantados, as práticas e políticas de produção, marketing, comercial e de RH, a partir dessas premissas demonstraremos quais foram os resultados financeiros do período, bem como os problemas encontrados.

Foram muitos os desafios desse período, contudo a medida em que implantávamos novas ações, o amadurecimento das ideias, possibilitava uma tomada de decisão mais confiante.

2.1.1 – Objetivos do Quadrimestre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (142.1 Kb)   docx (81.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com