TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio Mecanica Geral

Por:   •  13/7/2017  •  Exam  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  1.718 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1. Escrever a equação da curva mostrada na figura.

[pic 1]

Questão 2. Uma mola é esticada até que seu comprimento aumente 5 cm. Logo, é liberada, podendo oscilar livremente, de maneira que ela realiza 30 oscilações a cada 5 segundos. Determinar:

(a) a equação do movimento;

(b) a posição após 10 segundos de iniciado o movimento

 

 (c) o tempo que demora para atingir posição de equilíbrio desde seu ponto de máximo afastamento.

Questão 3. Determinar a velocidade e a aceleração em t = 0 s de um corpo ligado a uma mola cujo movimento é descrito pela equação x(t) = 0,3cos  cm.              Respostas: v(t) = -0,3 cm/s                                                                                                                                                                                         a(t) = -1,04 cm/s²[pic 2]

Questão 4. Uma partícula com massa m = 0,1 kg oscila com movimento harmônico segundo a expressão  x(t) = 0,2cos (2t) m .[pic 3]

 (a)Calcular a energia mecânica da partícula.  

(b)Representar graficamente a energia cinética e potencial da partícula.

[pic 4]

Questão 5. Uma lâmpada pendurada do teto de uma igreja se encontra a 2 m do chão. Observa-se que a lâmpada oscila levemente com uma frequência de 0,1 Hz. Qual a altura do teto?

[pic 5]

Questão 6. Calcular o período de oscilação de um pêndulo simples de 50 cm de comprimento no planeta Marte, supondo que o peso de um objeto nesse planeta é 0,4 vezes o seu peso na Terra.

Questão 7. Um objeto com movimento harmônico simples tem um deslocamento máximo de 0,2 m em t = 0 s e realiza oito oscilações em um segundo.

(a)Encontrar os tempos para as oscilações 0,1 m; 0 m; -0,1 m e - 0,2 m, com referência ao ponto de equilíbrio, no início do movimento.

 (b) Quais são as velocidades nesses pontos?

Questão 8. A frequência de uma partícula que oscila no extremo de uma mola é de 5 Hz. Qual é a aceleração da partícula quando o deslocamento é 0,15 m?

Questão 9. Um objeto, unido à extremidade de uma mola, realiza um movimento harmônico simples. Sua velocidade máxima é de 3 m/s e sua amplitude de 0,4 m. Qual é o deslocamento quando a velocidade é 1,5 m/s?

Questão 10. Uma partícula de 0,5 kg unida no extremo de uma mola tem período de 0,3 s. A amplitude do movimento é de 0,1 m.

 (a)Qual é a constante da mola?

 (b)Qual é a energia potencial armazenada na mola no deslocamento máximo?                                        

 (c) Qual é a velocidade máxima da partícula?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (38.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com