TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Mecanica Geral

Exames: Atps De Mecanica Geral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

Digite o título do capítulo (nível 1) 1

Digite o título do capítulo (nível 2) 2

Digite o título do capítulo (nível 3) 3

Digite o título do capítulo (nível 1) 4

Digite o título do capítulo (nível 2) 5

Digite o título do capítulo (nível 3) 6

INTRODUÇÃO:

Guindaste é uma máquina usada para erguer, movimentar e baixar materiais pesados. Um guindaste é basicamente constituído de uma torre equipada com cabos e roldanas e é amplamente utilizado na construção civil, na industria, com equipamentos pesados e especialmente no setor portuário, onde é de fundamental importância na movimentação de contêineres e cargas pesadas.

1. PASSO 1, da ATPS:

Pesquisar sobre as estruturas e montagens dos guindastes fixos utilizados para içar objetos e materiais de construções. Listar fatores importantes para que possa existir o bom funcionamento de um guindaste e condições de equilíbrio levando em consideração:

1. Sistemas mobilidade vertical,

2. Sistemas de mobilidade horizontal,

3. Material confeccionado,

4. Cabos utilizados,

5. Sistemas mecânicos entre outros.

2.ESTRUTURA E MONTAGEM DOS GUINDASTES:

O guindaste oferece grande mobilidade para realizar as operações, porque tanto pode ser erguido ou baixado verticalmente quanto girar horizontalmente, em círculo, acompanhando sua superestrutura. É amplamente utilizado na construção civil, na indústria de equipamentos pesados e especialmente no setor portuário, onde é de fundamental importância na movimentação de contêineres e cargas pesadas.

O guindaste é constituído basicamente de uma torre que serve de suporte para o braço horizontal que se prolonga em direções opostas e em comprimentos distintos. A extremidade mais curta do braço possui um contrapeso; na outra, o mecanismo de suspensão movimenta-se um carro com roldanas que corre ao longo de seu comprimento, é a parte do guindaste que suporta a carga. A capacidade de carga aumenta à medida que o trole trabalha mais próximo da torre central.

Em quase todos os modelos de guindaste, a maior parte da ação de levantamento de carga é executada por um ou mais cabos de aço que se enrolam em um tambor situado dentro da superestrutura.

Quando o solo é plano e firme, os guindastes de lança movimentam-se usualmente sobre pneumáticos. Em solos instáveis ou irregulares, porém, costumam apoiar-se sobre esteiras, como as dos tanques militares.

O funcionamento de um guindaste depende de uma relação matemática entre a força utilizável no cabo de aço e o ângulo em que se encontra o material a ser erguido. A segurança de toda a operação, bem como a capacidade da máquina, se encontra a essa relação matemática.

2.1. Sistemas mobilidade vertical:

Nos guindastes podemos usar uma combinação de máquinas simples para ganhar vantagem mecânica e levantar objetos. O primeiro é a alavanca, usada em guindastes de balanço a viga do guindaste se equilibra no apoio, permitindo o levantamento de objetos mais pesados com uma quantidade menor de força. O segundo é usando um guindaste de lança, que usa polias para alcançar melhor aproveitamento mecânico. O terceiro é usar um cilindro hidráulico, diretamente ou ajudando um peso ou uma lança.

2.2 . Sistemas de mobilidade horizontal:

No movimento horizontal de um guindaste é feito de duas formas. A primeira é montar o aparelho inteiro em um eixo rotativo, girando a corda ou lança que carrega o peso. Bastante comum em guindastes móveis e em alguns modelos fixos usados em construções. A segunda forma é de carregar a carga para qualquer lado em trilhos junto da própria lança, Sendo bem comum com guindastes fixos em portos e estações ferroviárias.

Um guindaste é estável quando a soma de todos os movimentos na base dá zero. De maneira objetiva, isto significa o tamanho da carga estimada num guindaste deve ser menor do que poderia ser necessário para virá-lo.

2.3. Material confeccionado:

Todos os elementos da estrutura, mecanismo, fixação e acessórios dos aparelhos de elevação devem ser de boa construção, de materiais apropriados e resistentes, ou estruturas metálicas e serem mantidos em bom estado de conservação e funcionamento.

2.4 Cabos Utilizados:

Os cabos usados nos guindastes devem ser de aço, sendo muito importante para garantir a segurança na operação dos guindastes, porque são submetidos frequentemente a atritos, choques e flexões, sendo assim sua carga máxima de trabalho não deve ultrapassar a 1/5 da carga de ruptura do cabo. Os cabos também devem ser lubrificados de maneira adequada para uma maior durabilidade.

2.5 sistemas mecânicos:

A movimentação de cargas compreende as operações de elevação, transporte e descarga de objetos, que pode ser efetuada manualmente ou com recurso a sistemas mecânicos.

A movimentação mecânica de cargas permite que, de um modo planeado e seguro, e com recurso a um determinado conjunto de materiais e meios, se movimentem cargas de um determinado ponto para outro.

Esta operação compreende as seguintes fases:

Elevação ou carga, manobra livre ou movimentação, assentamento ou descarga.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com