TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios

Por:   •  2/6/2015  •  Ensaio  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  1.520 Visualizações

Página 1 de 2

LISTA DE EXERCÍCIOS DE MECÂNICA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

  1. Três cargas são aplicadas a uma placa de aço, como está ilustrado. A placa é suportada por um rolete em A e por uma articulação em B. Determinar as reações em A e B.

[pic 1]

  1. Um vagonete está em repouso sobre trilhos que formam um ângulo de 25° com a vertical. O peso bruto do vagonete e sua carga é de 27,5kN e está aplicado em um ponto a 0,750m dos trilhos e a igual distância dos dois eixos das rodas. O vagonete é seguro por um cabo atado a 0,600m dos trilhos. Determinar a tração no cabo e a reação em cada par de rodas.

[pic 2]

  1. Um carrinho elevador de 600kg é usado para sustentar uma caixa C de 150 kg, na posição indicada. Determine as reações (a) em cada uma das duas rodas A (uma roda de cada lado do carinho), (b) na roda única B.

[pic 3]

  1. A tensão exigida no cabo AB é de 1200N. Determinar (a) a força vertical P que deve ser aplicada ao pedal, (b) a reação correspondente em C.

[pic 4]

  1. Determinar as reações de A e B quando α = 60° e quando α = 90°.

[pic 5]

  1. Uma barra leve, apoiada por roletes em B, C e D é submetida à força de 1000N aplicada em A. Se β = 0, determine as reações em B, C e D.

[pic 6]

  1. Resolva o problema anterior quando a força de 1000 N estiver dirigida verticalmente para baixo, isto é, quando β = 90°.
  2. A viga AC é parte da estrutura do teto de uma pequena edificação. Ela é apoiada em C por uma conexão rebitada e em B pelo cabo  BDF. (a) Se a tração no cabo é 195 kN, determine a reação na conexão rebitada C, (b) para qu valor da tração o momento em C seria zero.
  3. A estrutura ilustrada suporta parte do teto de uma pequena edificação. (a) Se a tração no cabo é de 150 kN, determine a reação na  extremidade engastada E. (b) Para que valor da tração o momento em E seria zero?

TA

[pic 7]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (284.6 Kb)   docx (154.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com