TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Cap 4 PLT Sistemas Operacionais

Casos: Exercicios Cap 4 PLT Sistemas Operacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura do Sistema Operacional (Exercícios do Capítulo 4 do livro texto)

O que é o núcleo do sistema e quais são suas principais funções?

É o conjunto de rotinasque oferece serviços aos usuários, suas aplicações, além do próprio sistema operacional. As principais funções do núcleo encontradas na maioria dos sistemas comerciais são: tratamento de interrupções e exceções; criação e eliminação de processos e threads; sincronização e comunicação entre processos entre outros .

O que são instruções privilegiadas e não privilegiadas? Qual a relação dessas instruções com os modos de acesso?

Instruçõesprivilegiadassãoinstruções que só devem ser executadas pelo sistema operacional ou sob sua supervisão, impedindo, assim, a ocorrência de problemas de segurança e integridade do sistema. Quando o processador trabalha no modo usuário, uma aplicação só pode executar instruções não-privilegiadas, tendo acesso a um número reduzido de instruções, enquanto no modo kernel ou supervisor a aplicação pode ter acesso ao conjunto total de instruções do processador.

Explique como funciona a mudança de modos de acesso e dê um exemplo de como um programa faz uso desse mecanismo.

Sempre que um programa necessita executar uma instrução privilegiada, a solicitação deve ser realizada através de uma chamada a uma systemcall, que altera o modo de acesso do processador do modo usuário para o modo kernel. Ao término da execução da rotina do sistema, o modo de acesso retorna para o modo usuário.

Como o kernel do sistema operacional pode ser protegido pelo mecanismo de modos de acesso?

Através do modo de acesso de uma aplicação determinado por um conjunto de bits localizado no registrador de status do processador ou PSW. Através desse registrador, o hardware verifica se a instrução pode ou não ser executada pela aplicação, possibilitando proteger o kernel do sistema operacional de um acesso indevido.

O que é umachamada de sistema e qual a suaimportânciapara a segurança do sistema?Como as chamadassãoutilizadaspor um programa?

As system calls podemserentendidascomoumaporta de entradapara o acessoaonúcleo do sistemaoperacional e a seusserviços. Sempreque um usuárioouaplicaçãodesejaralgumserviço do sistema, é realizadaumachamada a umadesuasrotinasatravés de uma system call. Através dos parâmetrosfornecidosna system call, a solicitação é processadaeumaresposta é retornada a aplicaçãojuntamente com um estado de conclusãoindicando se houvealgumerro.

Quais das instruções a seguir devem ser executadas apenas no modo núcleo?

• Desabilitar todas as interrupções;

• Consultar a data e hora do sistema;

• Alterar a data e a hora do sistema;

• Alterar informações residentes no núcleo do sistema;

• Somar duas variáveis declaradas dentro do programa;

• Realizar um desvio para uma instrução dentro do próprio programa;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com