TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas Cap 1 e 2 Sistemas Operacionais

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  1.263 Visualizações

Página 1 de 7

Respostas Capítulo 1 e 2

1- O usuário teria que saber tudo sobre o hardware, todos os detalhes do seu equipamento. O sistema operacional tem a função de servir como interface entre o usuário e o computador, tornando essa relação mais simples, rápida e segura. O sistema operacional tem várias funções, e duas delas se destacam. A primeira é A facilidade de acesso aos recurso do sistema. Bom essa função facilita ao usuário o uso dos dispositivos que ele tem no computador. Essa função vem para fazer a comunicação entre o dispositivo e o computador, sem que o usuário se preocupe como é realizada essa comunicação. A segunda função é o Compartilhamento de recurso de forma organizada e protegida, essa função é especialmente usada onde uma impressora por exemplo é compartilhada. O sistema operacional controla quem tem acesso a impressora e como será controlada a fila de impressão, com isso o sistema operacional organiza o compartilhamento e protege o compartilhamento ao mesmo tempo.

2- Sem o Sistema Operacional o programador teria que se preocupar com a comunicação entre os dispositivos de entrada e saída, para isso ele teria que programar em linguagem de máquina e para isso o desenvolvedor teria que ter um grande conhecimento da arquitetura do hardware.

3- Máquina Virtual é conceito de ambiente simulado, em que o Sistema Operacional serve de interface entre o usuário e os recursos disponíveis no computador, tornando essa comunicação simples e transparente, e permite o trabalho mais eficiente e com menos chance de erros. Na máquina virtual o hardware para o usuário não existe.

4- Esse conceito compreende o computador em duas camadas. A primeira camada ou o nível 0 seria o hardware a segunda camada ou o nível 1 será o software. Nesse conceito o usuário interage diretamente com o software ou a segunda camada, para o usuário o hardware ou a primeira camada não existe.

5- Existem três tipos de Sistemas Operacionais. O primeiro é o Sistema Monoprogramável ou Monotarefa, esse tipo de Sistema Operacional permite somente uma execução de um programa por vez. Para executar outro programa a aplicação que estava rodando teria que ser finalizada para o outro software ser executado. Nesse tipo de sistema todos os periféricos ficam exclusivamente dedicados a aplicação que está sendo executada. O segundo tipo de sistema é o Sistema Multiprogramável ou Multitarefa, esse sistema é a evolução do primeiro, nesse sistema todos recursos computacionais são compartilhados ter os usuários e as aplicações. Com esse sistema todos os recursos podem ser usados por diversas aplicações. O terceiro tipo é o Sistema com Múltiplos Processadores, nesse tipo de sistema tem uma característica forte em que o sistema pode ter mais de uma CPU. Nesse sistema vários programas podem ser executados ao mesmo tempo, ou o programa pode ser subdividido em partes para serem executados simultaneamente em mais de um processador.

6- Como nesse sistema os recursos eram dedicados somente para uma aplicação, e mesmo se a aplicação não estivesse utilizando o recurso ele ficava reservado mesmo assim, não podendo ser utilizado por outra aplicação.

7- A diferença é que no Sistema Monotarefa, o sistema permitia que todos os recursos computacionais ficam dedicados a somente uma aplicação, por exemplo, se um programa de edição de texto estava sendo utilizado a impressora o processador e a memória ficavam dedicados a este programa, para utilizar esses periféricos o editor de texto teria que ser finalizado para que os outros recursos e periféricos pudessem ser utilizados.

8- Uma das maiores vantagens é que os recursos computacionais disponíveis podem ser compartilhados com outras aplicações. E com isso vem a redução de custos, com o compartilhamento de diversos recursos entre diferentes aplicações.

9- Não, porque o sistema não permite o compartilhamento de recursos.

10- Sistemas batch, Sistemas de tempo compartilhado e Sistemas de tempo real.

11- Os sistemas de tempo compartilhado (time-sharing) permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominada fatia de tempo (time-slice). A vantagem na sua utilização é possibilitar para cada usuário um


ambiente de trabalho próprio, dando a impressão de que todo o sistema está dedicado, exclusivamente, a ele.

12- Qual a grande diferença entre sistemas de tempo compartilhado e tempo real? Quais aplicações são indicadas para sistemas de tempo real? O fator tempo de resposta. Nos sistemas de tempo real, os tempos de resposta devem estar dentro delimites rígidos. Aplicações de controle de processos, como no monitoramento de refinarias de petróleo, controle de tráfego aéreo, de usinas termoelétricas e nucleares são executadas em sistemas de temporal.

13- Os sistemas com múltiplos processadores caracterizam-se por possuir duas ou mais Cupês interligadas e trabalhando em conjunto. A vantagem deste tipo de sistema é permitir que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa seja subdividido em partes para serem executadas simultaneamente em mais de um processador.

14- Nos sistemas fortemente acoplados existem vários processadores compartilhando uma única memória física e dispositivos de entrada/saída, sendo gerenciados por apenas um sistema operacional. Os sistemas fracamente acoplados caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação. Cada sistema funciona de forma independente, possuindo seu próprio sistema operacional e gerenciando seus próprios recursos, como UCP, memória dispositivos de entrada/saída.

15- Nos sistemas SMP, o tempo de acesso à memória principal pelos diversos processadores é uniforme. Nos sistemas NUMA, existem diversos conjuntos de processadores e memória principal interconectados, onde o tempo de acesso à memória principal varia em função da sua localização física.

16- Os sistemas fracamente acoplados caracterizam-se por possuir dois ou mais sistemas computacionais conectados através de linhas de comunicação. Cada sistema funciona de forma independente, possuindo seu próprio sistema operacional e gerenciando seus próprios recursos, como UCP, memória dispositivos de entrada/saída. Os sistemas operacionais de rede permitem que um host compartilhe seus recursos, como uma impressora ou diretório, com os demais hosts da rede enquanto que nos sistemas distribuídos, o sistema operacional esconde os detalhes dos hosts individuais e passa a tratá-los como um conjunto único, como se fosse um sistema fortemente acoplado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (216.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com