TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios de CPK

Por:   •  12/10/2015  •  Artigo  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 4

ESTUDO DA METODOLOGIA QFD (Quality Function Deployment).

1Graduando em Engenharia de Produção – 7º.Semestre – Disciplina Engenharia da Qualidade I/UNIFEBE-

Resumo

A ser elaborado.

1 Revisão Bibliográfica

  1. – Metodologia QFD (Quality Function Deployment).

Para ingressar um bem ou serviço nos segmentos de mercado, existe necessidade de pesquisas. A metodologia Quality Function Deployment (QFD), traduzida para Desdobramento da Função Qualidade, é um método definido por ser uma ferramenta para desenvolvimento de produtos e serviços com o objetivo de definir especificações de acordo com a necessidade do mercado (Miguel, 2008).

O QFD foi formulado pelos professores Akao e Mizuno há mais de 30 anos, (Akao, 1990 apud Cheng, 2003). Originado a partir do uso do diagrama causa-e-efeito para definição de pontos de controle no Japão (Akao, 1990 apud Cheng, 2003). Um dos benefícios apontado por Cheng e Melo (2010) é que a metodologia QFD proporciona aumento do faturamento e da lucratividade devido ao aumento de satisfação do cliente e redução em tempo de desenvolvimento, custo e perdas, entre outros benefícios.

         Observado por Cheng e Melo (2010) o comportamento da utilização do método QFD no Sistema de Desenvolvimento de Produto (SDP), é possível identificar dois pontos importantes, onde o QFD possuí potencial ao método de ouvir e transmitir o que o cliente prioriza no produto e outro ponto está como método relevante para o processo de desenvolvimento do produto.         Considerando que o método QFD irá analisar e especificar o que é necessário para que seu produto entre no mercado, ou seja, as qualidades que são exigidas, buscasse o desdobramento da qualidade para o projeto do produto acabado através de uso de matrizes (MIGUEL, 2008). Por possuir semelhança ao desenho de uma casa, é conhecida como “Casa da Qualidade” ou “Voz do Cliente” por absorver a necessidade e desejos dos clientes (Cruz et al, 2011).

Toda informação colocada nas matrizes devem ser de insumo para a obter qualidade no produto, sendo necessário que seja colocada em prática, tornando assim o QFD atuante na comunicação dessas informações (MIGUEL, 2008). A metodologia QFD está sendo aplicada tanto a produtos de consumo como para produtos industrias intermediários que pertencem há uma cadeia produtiva (Cheng; Melo, 2010) como há estudos de uso como aliada a pesquisa de mercado (Cruz et al, 2011).

        Uma das vantagens na aplicação do QFD é que essa metodologia gera benefícios na competividade, além de reduzir gastos em insucessos de projetos e eficiência no processo de desenvolvimento do produto.

        Apesar de nos obter vantagens significativas, segundo Paiva et al. (2001) a dificuldade de implantar essa metodologia está em sua aplicação, que passará pelos seguintes processos: determinar o objetivo, escolha da equipe multifuncional de trabalho, obter informações dos clientes e o desdobramento da função qualidade através da Casa da Qualidade.

        O processo de determinar o objetivo consiste em saber quais os benefícios e resultados que se esperam dessa aplicação. É importante que se obtenha uma equipe com experiências em engenharia do produto, marketing, vendas, compras, qualidade e testes laboratoriais para que se obtenha sucesso, possibilitando assim uma visão geral de todo o processo e produto (Paiva et al,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com