TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios sobre movimento retilíneo uniforme

Ensaio: Exercícios sobre movimento retilíneo uniforme. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Ensaio  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 3

LISTA 02: MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME

01) Ao dar um espirro forte, seus olhos podem fechar por 0,5 s. Se você estiver dirigindo um carro a 90 km/h, que distância percorrerá durante este tempo?

02) Um professor, ao aplicar uma prova a seus 40 alunos, passou uma lista de presença. A distância média entre cada dois alunos é de 1,2 m e a lista gastou cerca de 13 minutos para que todos assinassem. Qual a velocidade média dessa lista de presença?

03) A Pangea era um supercontinente que reunia todos os continentes atuais e que, devido a processos geológicos, foi se fragmentando. Supõe-se que há 120 milhões de anos a África e a América do Sul, que faziam parte da Pangea, começaram a se separar e que os locais onde hoje estão as cidades de Buenos Aires e Cidade do Cabo coincidissem. A distância atual entre as duas cidades é de aproximadamente 6.000 km. Calcule a velocidade escalar média de afastamento entre a África e a América do Sul, em centímetros por ano.

04) Um automóvel realizou uma viagem de 300 km, gastando 24 litros de gasolina. A velocidade escalar média desenvolvida pelo automóvel foi de 75 km/h. Qual foi, em mililitros, o consumo de gasolina por minuto?

05) Uma moto precisa realizar uma competição desenvolvendo uma velocidade escalar média de 100 km/h. Na primeira metade a moto desenvolveu uma velocidade escalar média de 75 km/h. Qual deve ser a velocidade escalar média da moto, na segunda metade de seu trajeto, para conseguir seu intento?

Vamos calcular a velocidade média de 100km/h

Calculamos o tempo total através da somado tempo gasto na primeira metade com a segunda metade.

Calculando o MDC, temos

06) A cabeça de uma cascavel pode acelerar 50 m/s2 ao atacar uma vítima. Se um carro pudesse fazer o mesmo, quanto tempo, aproximadamente, ele levaria para atingir a velocidade de 100 km/h partindo do repouso?

07) Dois carros, A e B, partem da cidade de São Paulo, dirigindo-se à cidade de Campinas, com velocidades escalares de 72 km/h e 54 km/h, respectivamente. O carro A para na estrada por 20 minutos e a seguir prossegue viagem com a mesma velocidade. Qual dos carros chega antes em Campinas? A distância entre as duas cidades é de 90 km.

08) Uma partícula em movimento uniforme percorre 20 m entre os instantes 2,0 s e 6,0 s. Adote a origem dos espaços como sendo a posição da partícula no instante 2,0 s. Considere o movimento progressivo. Determine:

a) o espaço inicial da partícula.

b) a função horária do movimento da partícula.

09) Dois navios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com